ÓBITO INTERNACIONAL SEM DATA FÚNEBRE

Corpo em Dubai, esposa na Rússia, sogro em Espanha e mãe na RDC. Este, é um óbito de uma dimensão internacional no qual, difícil será o reencontro tendo em conta a cerca sanitária que assola o mundo por causa da pandemia Covid-19.


Por Isidro Kangandjo

O enterro do jovem da cultura africana, empresário de referência e cunhado de jovens angolanos, está sem data uma vez que as autoridades de Dubai estão a investigar o caso da morte embora que as primeiras informações avançadas pelas autoridades do Dubai afasta qualquer tentativa de golpe ou criminoso na morte do empresário.

Sindika Dokolo, esposo da empresária angolana Isabel dos Santos, filha do Eng. José Eduardo dos Santos, morreu em Dubai no dia 29 de Outubro, aos 48 anos de idade, quando efectuava mergulho livre no norte da Ilha de Deira.

Sindika Dokolo praticava uma forma de mergulho, localmente conhecida como “al-hivari” que não utiliza equipamento de respiração e assenta na utilização exclusiva do ar existente nos pulmões.

 Fundação Sindika Dokolo-FSD

Dokolo, foi um activista político da RDC, um animal político que preocupava actual regime da República Democrática do Congo e, tudo indicava que nas próximas eleições o mesmo seria o cabeça de lista do seu país, porém, a morte adiou o futuro de um jovem que tinha muito para dar no seu país e em África no geral.

Sindika Dokolo nascido no antigo Zaire, actual República Democrática do Congo, no dia 16 de Março de 1972, de pai congolês e de mãe dinamarquesa, foi criado pelos seus pais na Bélgica e na França. O seu pai, Augustin Dokolo Sanu, falecido em 2001, é um self-made man, banqueiro, milionário e apaixonado pelas artes africanas; a sua segunda mulher, com quem casou em 1968, é a dinamarquesa Hanne Taabbel Kruse.

Sindika Dokolo, é um coleccionador de arte e empresário, Detém uma das mais importantes colecções de arte contemporânea africana, actualmente com cerca de três mil obras. O seu desaparecimento físico deixa um vazio na cultura e na competição empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »