O preço de ser um carismático em Angola

Adalberto Costa Júnior, Presidente suspenso na liderança da UNITA por causa da decisão do Tribunal Constitucional através do acórdão 700/2021, vai, ao poucos, pagando o preço de ser um homem carismático num país como Angola cujo o modelo de governação tem um caris socialista embora a Constituição da República diz o contrário.


Por Isidro Kangandjo

 

Antes e depois do XIII Congresso realizado em Dezembro de 2019, Adalberto Costa Júnior foi visto como a esperança de todos angolanos que sofrem pelas políticas do partido que governa Angola há 46 anos. Os dois anos como Presidente da UNITA, ACJ carregou a sociedade civil e membros do movimento revolucionário para a UNITA inclusive militantes insatisfeitos do MPLA.

A esperança de ACJ para o cadeirão máximo do país, começou a ser ameaçado quando um grupo de delegados  decidiram impugnar o Congresso que o elegeu como líder da maior força política na oposição, UNITA em 2019 por ter havido várias irregularidades com maior gravidade a nacionalidade portuguesa.

A falta de humildade e o afastamento de vários mais velhos da UNITA nas tomadas de decisões assim como o possível acordo secreto que ACJ manteve com os marimbondos, terá resultado, até hoje, no bloqueio da conta bancária da UNITA. Esta atitude, segundo fontes seguras da UNITA, terá frustrado não só os militantes mas também o regime.

O homem mais falado em Angola e tido como a esperança para alternância política, está a pagar, nos últimos dias, o preço de um carismático em Angola uma vez o ódio vem inclusive dentro dos maninhos.

O REGIME NÃO DEIXA ESPAÇO DE MANOBRA AO ACJ

Segundo fontes fechadas e abertas que o Portal 24 horas teve acesso,  dizem que o regime  trabalha arduamente para novas acções contra o candidato Adalberto Costa Júnior a fim de que se criem condições de tensões internas, dissenções profundas se possível arrepiantes dentro dos maninhos, seguindo os passos da reunião do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA que se reunirá no dia 20/10 do ano em curso e com base nas decisões da realização do próximo congresso, (com a ajuda dos infiltrados), o regime meterá em prática as seguintes estratégias:

A – ) A pedido de Galhardo o regime interporá uma acção criminal contra o candidato Adalberto ao Ministério Público

B – ) Retirar as imunidades de Adalberto, usando a maioria qualificada do MPLA para tal efeito

C – ) Debates televisivos, radiofónicos sobre a perda de imunidades do candidato Adalberto e outras difamações

D – ) Orientar o Ministério Público de considerar danosa a conduta de Adalberto da Costa Júnior

E – ) Tornando-o arguido

F – ) Orientar o tribunal para condená-lo

G -) Impedi-lo de concorrer à presidência da República nas próximas eleições de 2022

H -) Entre outras acções nefastas

 

APESAR DA MISSÃO SER IMPOSSÍVEL A UNITA É BOGRIGADA MANTER ACJ COMO CABEÇA DE LISTA NAS ELEIÇÕES DE 2022

INFORMAÇÕES chegadas ao Membros do Comitê Permanente da UNITA, Adalberto Costa Júnior poderá sofrer um processo disciplinar por ter enganado os delegados sobre a sua nacionalidade portuguesa e, segundo avançam, caso se concretize ACJ corre risco de não ser cabeça de lista nas eleições previstas para 2022.

Marcolino Frederico Boano, ou simplesmente “Filho da Pátria”, conta ao Factos Diários que a UNITA deve realizar o mais rápido possível a realizar do próximo congresso com a candidatura única de ACJ para que seja concretizado o sonho dos angolanos relacionado com alternância política.

Uma outra informação que nos chega, caso ACJ volte a correr e vencer o congresso, terá de respeitar as recomendações que estão sendo elaborados por militantes de referências para que nenhum militante fique para trás na corrida das eleições gerais de 2022. “Adalberto Costa Júnior estava a correr muito e várias vezes deixou de ouvir os mais velhos inclusive Isaías Samakuva. Com a decisão do TC, o partido parou para aproveitar corrigir o que andou mal durante dois anos”, confidenciou a fonte dos maninhos.

Activistas pressionam Samakuva e o Estado sobre o caso ACJ

Utukidi Scott, é de opinião que a UNITA deve apoiar de forma incondicional o seu membro militante Adalberto Costa Júnior com o risco de perder credibilidade à sociedade. “Caso a pretensão de levar ACJ às barras do Tribunal e caso perca as imunidades, as manifestações que se seguirão dificilmente serão totalmente pacíficas”, alertou.

“O Cidadão Adalberto Costa Júnior deve estar preparado para muito fogo a sua frente. Nesta luta, só uma revolta popular poderá o salvar e o defender. Se nós Angolanos não tivermos o espírito de defender os nossos Irmãos contra as Injustiças por defenderem a maioria, seremos nós a própria maioria eternamente explorados e castigados com a fome e a miséria enquanto que eles na sua classe de Burocratas enriquecem a cada dia que passa”, disse activista águia Real.

Membros da Comissão Politica da UNITA estão dispostos a impugnar no Tribunal Constitucional qualquer decisão que seja tomada sob pressão ou coação ao presidente Isaías Henriques Ngola Samakuva na reunião de quarta-feira, 20, para aceitar a convocação do Congresso sem antes as condições serem criadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »