O lixo faz parte da caixa postal do Panguila, Província do Bengo

Os moradores do Panguila, Município do Dande, Província do Bengo, atravessam grandes dificuldades começando na falta de água, Saúde e saneamento básico.

Por Redacção do Factos Diários

Numa conversa que o Portal Factos Diários manteve hoje, 17, com os moradores dos sectores 02, 08, 10 e 12, sentem-se abandonados pelo Governo da Província, liderada pela senhora Mara Quiosa. O lixo, é um problema diagnosticado há muitos anos e a senhora Paula Teka, questiona porquê razão as soluções não chegam.

“O problema do lixo existe há quatro anos, quando o Panguila pertencia à província de Luanda, não existia os amontoados de lixo porque havia senhores que todas as tardes carregavam os resíduos para o aterro sanitário. Desde que foi transferido para o Bengo, nunca mais vimos uma empresa de recolha”, disse.

Para muitos, o lixo faz parte da caixa postal do Panguila, em todos os sectores, existe uma lixeira, ou seja, há sempre um terreno destinado para o depósito de lixo, uma situação que preocupa pessoas vizinhas dos resíduos. “Por culpa dos mosquitos e cheiro, muitos de nós ficamos doentes porque a lixeira se tornou um canal para se importar doenças”.

O ancião Adão Ferreira, considera que a situação do Panguila carece atenção de todos os Ministérios. “ O Panguila e a comuna de Barro de Dande estão na incógnita, não existem no Diário da República, a governadora tem que envidar o esforço para trabalhar com o Ministério da Administração do Território para incluir o espaço no Diário. Depois de resolver esse problema só daí veremos o progresso local”.

No dia 16 de Janeiro de 2019, a governadora provincial do Bengo e administradora do Dande, estiveram naquele bairro e celebrou o contracto com a empresa Golden Nest International Group para alcatroar quatro quilómetros de estrada. Segundo os moradores, foi nesse dia em que a Representante do Titular do Poder Executivo prometeu aos moradores daquela circunscrição de que iria de resolver o problema na semana seguinte. Dela lá para cá, as promessas ficaram em sacos rotos.

ADMINISTRADORA DO DANDE JÁ RESPONDEU

Respondendo os assuntos em volta, Administradora Municipal do Dande, Anastácia de Vaz Concelho, disse ao portal Factos Diários de estar preocupada com a situação, porém, não resolve, por enquanto, por falta de meios técnicos. Estamos com uma situação séria, é uma grande preocupação para administração Municipal. Dentro do Programa do PIIM, iremos de realizar um Concurso Público e a melhor poderá se respnsablizar na recolha de resíduos não só no Panguila mas também nos outros bairros e comunas que constitui o nosso município”, disse a Dirigente.
De lembrar que o município do Dande tem uma superfície de 7.374 km com uma população de 278.029, neste universo, mais de 130 mil são moradores do Panguila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »