Munícipes de Xá Muteba e Lubalo na Lunda Norte beneficiam pela primeira vez de água potável

Os municípios do Xá-Muteba e Lubalo, na província da Lunda Norte, beneficiaram ontem, 02 de Fevereiro do Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de água. A inauguração foi feita pelo Ministro da Energia e Água João Baptista Borges, no âmbito das comemorações do sexagésimo aniversário do início da luta de libertação armada, a comemorar-se no próximo dia 04 de Fevereiro.


Por Amélia Rosa

No município do Xá-Muteba, a infraestrutura inaugurada tem uma capacidade para 600 metros cúbicos e possui centro de distribuição com 300 metros cúbicos, bem como 21 furos de água e oito painéis solares. O sistema que suportará 388 ligações domiciliares e dezanove chafarizes irá acudir mais de duas mil famílias.

No outro município, nove mil e quinhentos habitantes da sede municipal do Lubalo, província da Lunda-Norte, têm agora minimizado o problema de abastecimento da água potável, por via da inauguração, nessa terça-feira, 02, um sistema de captação e tratamento. O sistema de abastecimento de água, cujo corte de fita coube ao Ministro da Energia e Águas João Baptista Borges e ao Governador Provincial, Ernesto Muangala, funciona em sistema de gravidade, sendo que o líquido é captado a partir da nascente do rio Luangama, há seis quilômetros do bairro Ngangula, na sede municipal.

Comportando um reservatório de 200 metros cúbicos, 12 chafarizes e 340 ligações domiciliares. O novo sistema de abastecimento de água tem a capacidade de produção de 50 metros cúbicos por hora e uma extensão de conduta de 8.790 metros.

A empreitada, que durou quatro anos consta do pacote dos cinco sistemas teve um orçamento de 53 milhões de Kwanzas.

De lembrar que a província da Lunda Norte ganhou no primeiro de Fevereiro do ano em curso ganhou um laboratório de análise e controlo de qualidade da água. O laboratório provincial composto por áreas de recepção de amostras e registo de físico-química e microbiologia, vai operar com cinco funcionários devidamente formados e estará igualmente disponível para prestar serviços a empresas interessadas em garantir melhor qualidade de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »