MOXICO: Troço Luena-Kuito e Luau-Cazombo pode receber asfalto no quinquénio 2022-2027

1

A informação foi avançada pelo Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala, em declarações à imprensa, em Cazombo, no quadro da visita de trabalho que realiza desde o dia 30 de Setembro do ano em curso no município do Alto Zambeze.


Por Isidro Kangandjo

.

Para quem passa nos troços que ligam os municípios Luena-Kuito e Luau-Cazombo, costa acreditar que o país está em paz há 20 anos. Automobilistas que arriscam as suas viaturas nestas zonas, apesar de pedirem mais de 15 mil kwanzas por passageiro, acabam de ter muita despesa na compra de materiais para recompor o automóvel.

“Vamos começar pela estrada Luena-Kuito e Luau-Cazombo”, disse o Governador, tendo reafirmado o compromisso do Governo  em cumprir com as realizações antes do fim do mandato. “O Presidente da República está preocupado e quando promete cumpre”, disse Ernesto Muangala.

De recordar que em Julho passado, foi publicado Despacho Presidencial n.° 206/22 de 12 julho, que autorizou a despesa no valor de 176 milhões e 527 mil euros para a reabilitação da Estrada Nacional EN 250, troço Munhango/ Luena, numa extensão de 156 km, nas Províncias do Bié e Moxico, bem como as respectivas empreitadas de construção de pontes e fiscalização, avaliadas em cerca de ME 13,2 e 4,7, respectivamente.

E no mesmo mês o  Despacho Presidencial n.° 212/22 de 13 de julho que  formaliza o procedimento de contratação para a asfaltagem da Estrada Nacional EN250, no troço Lumege-Luacano-Luau, numa extensão de 156 quilômetros, interligando os municípios de Cameia, do Luacano e Luau.  Entretanto, a Estrada Nacional 190, que liga os municípios do Luau e Alto Zambeze, terá continuidade no  troço Marco 25 – Cazombo.

A visita de trabalho no município do Alto Zambeze termina amanhã 02/10, e seguem-se os municípios do Luau, Luacano e Bundas.

1 thought on “MOXICO: Troço Luena-Kuito e Luau-Cazombo pode receber asfalto no quinquénio 2022-2027

  1. Com relação ao troço LUAU e Alto Zambeze, penso que deverias ser prioridade, a situação económica do povo Cazombo, e precária, a sua subsistência é a agricultura famíliar, para vender o que produzem requer certas deslocações para fazer chegar os seus produtos nas áreas urbanas é preciso que vias de acesso estajam reabilitadas e os transporte baixem os seus preços, e Para que isso aconteça, as vias devem sair do pior para o melhor….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »