MOXICO:  Primeiro Instituto Técnico Agrário no Leste do país pode encerrar o ano letivo por falta de dinheiro de gasóleo

0

A direção do Instituto Técnica Agrário do Luau, nº 244, inaugurado no dia 04 de Maio do ano em curso, pela ministra da educação Luísa Grilo em companhia do Governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, reuniu ontem com os encarregados da educação no sentido de contribuírem a cada estudante com mil e 500 kwanzas para a compra de gasóleo aos autocarro e tratores ofertados pelo ministério da educação.


Por Amélia Rosa

De acordo com a nossa fonte, os encarregados da educação não aceitaram contribuir com estes valores que seria todos os meses por causa da condição social que a população atravessa e, como penalização o ano lectivo poderá ser anulado para aqueles estudantes.

“Esta escola se tivesse a estudar o filho do ministro tudo correria melhor, como os estudantes são filhos dos camponeses é a razão sempre os governativos dão curvaturas. Sejam como sempre os que sofre são os munícipes do Luau porquê? Onde está a comissão da defesa dos direitos humanos”, questionam.

Durante a inauguração ficou esclarecido que o Instituto Técnico Agrário vai albergar mil e 200 estudantes em regime de internato, em cursos como produção animal e vegetal, gestão florestal, mecanização agrícola entre outros.

A imponente infraestrutura foi construída de raiz e comporta um bloco administrativo, laboratório para pesquisas e experiências, um pavilhão multiuso, refeitório, dormitórios para alunos e professores, quadra polidesportiva, campo de experimentação e outras áreas afins.

A construção desta infraestrutura, na visão da Ministra da Educação serviria não apenas estudantes do Moxico, mas de todo canto do país, que, por sinal, é o primeiro Instituto técnico Agrário na zona leste do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »