Moxico Leste assume a lista da província menos populosa do país. Lago Dilolo e o Parque nacional da cameia entre as principais potencialidades turísticas

0

Antes da efectivação da divisão política administrativa, a região, hoje Moxico Leste, possuía apenas 4 províncias onde o município da Cameia agregava o maior número populacional com 40 mil habitantes.


Por Isidro Kangandjo

Com apresentação pública do novo Governador, Crispiniano dos Santos, no dia 30 de Dezembro de 2024, Moxico Leste, de acordo com o CENSO populacional de 2014, possui apenas 111.447 (cento e onze mil e quatrocentos e quarenta e sete) habitantes.

Luau possui 31 mil habitantes, Luacano com 20.447 habitantes, Cazombo com 20 mil habitantes, Cameia com 40 mil habitantes.

Os outros novos municípios eram comunas de outros municípios como é o caso da Comuna do Lago Dilolo que pertencia ao município do Luacano enquanto que os municípios do Macondo, Lóvua do Zambenze, Caianda e Nana Candudndo faziam parte do município do Alto Zambenze(Cazombo).

Antes desta divisão a província do Bengo era a menos populosa com 429.322 e seguia o Cuanza-Norte com 495 810. Com a nova divisão política administrativa, o Moxico Leste entra na lista da província menos populosa de Angola com apenas 111.447 habitantes.

SEQUELE TEM MAIS HABITANTES QUE O MOXICO LESTE

Segundo o relatório da Administração do então Distrito Urbano do Sequele, hoje município, o Censo anterior (de 2014) terá registado no distrito 233.143 habitantes, acrescido à taxa de crescimento de três por cento ao ano o que compreende que, para este ano, baseando no CENSO do ano passado, o número de habitantes venha subir para 800 mil habitantes.

A falta de infraestruturas e serviços sociais, faz da província do Moxico Leste a menos habitada e aguarda-se que o primeiro Governador da província, apesar de possuir do Orçamento Geral do Estado um bolo bastante reduzido (se comparar com as restantes províncias), venha encontrar as prioridades e fazer do seu primeiro discurso um guião para que mais pessoas tenham o interesse de viver e fazer as suas vidas, pois, as cidades são feitas por pessoas.

“O Moxico Leste representa uma oportunidade única de crescimento, e o nosso compromisso será com a melhoria da qualidade de vida das populações, a valorização dos recursos locais e o fortalecimento das infraestruturas essenciais para o desenvolvimento.”

ZONA TURÍSTICA

A província do Moxico Leste possui dois lugares com nome sonantes que, explorando como se precisa, poderá arrecadar mais fundos financeiros através do turismo, como é o caso do Lago Dilolo, a maior em Angola e na África Austral com 1.097 metros.

O parque nacional da Cameia, município da Cameia, é também uma outra zona que precisará da atenção do governante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »