MOXICO: Empresa do Ministro da Defesa Nacional terá engolido 255 milhões de Kwanzas

A empresa EBO-MEX, ligada ao Ministro da Defesa Nacional e Veterano da Pátria, General João Ernesto dos Santos Liberdade, que, de forma estratégica está sendo gerido por seu cunhado com o nome de Paulo Ngulita, é apontado de ter engolido mais de 250 milhões de kwanzas nas obras que nunca executadas.


Por Redação do FD

A informação foi avançada por activistas e antigos funcionários da empresa do General que governou a província do Moxico durante 26 anos. Durante esse período de Governação, aquela província do leste conheceu apenas momentos piores, ou seja, os moxicano sempre questionaram se a parvónia recebia orçamento do Governo Central. “EBO-MEX é uma empresa que recebeu muito dinheiro nos cofres do Estado cujo proprietário é o senhor Ministro Ernesto Liberdade e, está sob liderança do seu cunhado o senhor  Paulo” disse um antigo funcionário com o nome de Victorino.

A fonte que falava ao Factos Diários, conta que a empresa do actual Ministro da defesa Nacional e Veterano da Pátria, terá recebido supostamente 200 milhões de Kwanzas para a construção de uma escola no município do alto Zambeze, 25 milhões de Kwanzas para a construção de um campo multiuso no município do Luchazes, 30 milhões de kwanzas para a construção do campo multiuso no município do Luacano. Os supostos desvios de fundo terão ocorrido nos entre 2010 a 2016

Os activistas contam, que mesmo o governo ter recebido esses valores para a construção das obras, infelizmente nenhum dos projectos foram executados e, os valores, segundo contam, estão nos lugares incertos. “Apesar dessas irregularidades, infelizmente a PGR está silencioso e o actor do desvio do fundo é sempre promovido”, lamentaram.

Há dois meses que o Factos Diários enviou o questionário, infelizmente nunca fomos respondido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »