Modernização do sistema estatístico abordada em conferência no INE

Em alusão o dia angolano de estatística, o Instituto Nacional de Estatística(INE) deu por aberto hoje, 8 de Fevereiro, na sede da referida instituição, a semana angolana de estatística.


 

O evento que vai durar cinco dias, tem como lema: “Angola rumo a modernização do sistema estatístico nacional”, visando reforçar a implementação de estratégias nacional de desenvolvimento estatístico.

O primeiro dia do evento que conta com a participação dos membros do conselho nacional de estatística, académicos e não só, foi marcado pelo discurso de abertura, proferido pela Directora Geral do INE, Chaney Rosa John, que aproveitou a ocasião para espelhar a importância do certame e dos resultados esperados.

Segundo fez saber a Directora da referida instituição que, o Sistema Estatístico Nacional é um organismo público que integra entes públicos nacionais e, também, tem a competência de exercer a actividade estatística oficialmente no quadro do regulamento legislativo específico. Ainda na mesma linha de pensamento, adiantou que, a modernização do sistema Estatístico nacional, visa reforçar a implementação de estratégia nacional de desenvolvimento estatístico 2015-2025.

Vale recordar que a atividade exercida pelo sistema estatístico nacional visa produzir e fornecer informações que sejam credíveis aos tomadores de decisões. Nomeadamente: O Governo, empresas públicas e privadas, pesquisadores e outros agentes económicos que têm nos dados estatísticos um suporte de trabalho.

O Factos Diários sabe que nos próximos dias, o evento contará com a participação de figuras importantes do governo. Sabe-se também que, no próximo dia 10, vai participar do evento o Ministro da Economia e Planeamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »