MOÇAMBIQUE: Partido Constituído pelos membros da FRELIMO abandona Venâncio Mondlane

0

PODEMOS, é um partido político moçambicano de ideologia socialista democrática fundado em 7 de maio de 2019 por um setor da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) no poder, dissidente da liderança de Filipe Nyusi.


Por Isidro Kangandjo

Sem assento parlamentar e com pouca credibilidade por ser considerado um embrião ao serviço da FRELIMO, o partido decidiu escolher Venâncio Mondlane como cabeça de lista nas eleições de 2024 o que permitiu o PODEMOS ganhar credibilidade dos eleitorados.

Mondlane assinou com o Podemos, em 21 de agosto, um “acordo político coligatório”, válido até 2028.

Depois de uma reunião que o Presidente do PODEMOS manteve com Filipe Nyusi e Daniel Chapo, ficou confirmado que os 43 deputados do partido irão tomar posse à Assembleia da República mesmo sem a vontade do cabeça de lista e dos eleitores, ignorando assim a vontade do povo que entendem que Venâncio Mondlane terá ganho as eleições presidenciais.

“Todavia, para levar a bom termo essa luta, que tem, entre outros sacrossantos e inegociáveis desideratos a verdade eleitoral como epicentro, é crucial que a cruzada política ilegítima do ilustre presidente do Podemos tenha fim”, escreve ainda Venâncio Mondlane, garantindo que “foram feitos esforços titânicos de o demover desse descaminho contratual e político, entre contactos interpessoais, reuniões, escritos”. Contudo, admite, para sua “tristeza”, esses contactos “redundaram em insucesso”.

Confrontos entre a polícia os manifestantes já provocaram quase 300 mortos e mais de 500 pessoas feridas a tiro, segundo organizações da sociedade civil que acompanham o processo.

“A tomada de posse do partido Podemos seria sim uma traição porque o povo está a fazer uma luta, está nas ruas. Mais do que isso é facto de o partido Podemos, na nossa contagem paralela, ter 138 assentos. Qual é razão de o partido correr para tomar posse de 43 assentos, quando o partido merece 138″, declarou Dinis Tivane, num vídeo distribuído na sua rede social Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »