Ministro da Energias e Águas e o governador da Lunda Sul Inauguram Parque Fotovoltaico de Saurimo

0

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e o governador da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, procederam à inauguração do Parque Fotovoltaico de Saurimo, na Lunda Sul, na manhã desta terça-feira, 2. O parque ora inaugurado recebeu elogios de vários países através dos seus embaixadores acreditados em Angola.

Na ocasião, Daniel Félix Neto mostrou, durante o seu discurso, a enorme satisfação pelo facto de a Lunda Sul ter sido beneficiada com este projecto, tendo referido a importância do mesmo para se diminuir significativamente as restrições de energia em Saurimo, visto que o funcionamento das térmicas dependem de combustível para o seu funcionamento e isto representa um enorme constrangimento.

O Embaixador dos Estados Unidos da América, Tulinabo S. Mushingi, por sua vez, demonstrou a importância do projecto, tendo destacado a cooperação entre os países para o alcance do progresso que se almeja.

A representante da Embaixada de Portugal referiu que a MCA tem orgulhado a Embaixada portuguesa e não só. Referiu, igualmente, a importância do projecto, principalmente no concernente ao número de cidadãos que vão ser beneficiados.

O Embaixador da Coreia do Sul, Kwang-Jin Choi, enfatizou a satisfação pelo sucesso do projecto, tendo destacado a participação da Coreia do Sul em relação ao mesmo. Por seu turno, o ministro João Baptista Borges, começou por destacar a poupança em termos de custos com diesel com a introdução deste parque solar e referiu que o projecto dos parques solares no geral no país, falando das províncias que serão abrangidas e sua importância estratégica para Angola.

A meta, continuou o dirigente, é atingir, até 2027, 50% da população, com acesso à energia eléctrica. Outro dado avançado por João Baptista Borges foi no que diz respeito à capacitação de técnicos que operam estas infraestruturas, no referente à operação e manutenção.

Um dado importante avançado pelo ministro tem a ver com a água, sendo que o projecto vai, igualmente, contemplar o abastecimento de água. Por último, o governante apelou à vigilância por parte da população aos bens públicos, tendo em conta a onda de vandalismo contra as infraestruturas públicas.

Importa referir, por último, em termos técnicos, que este parque solar de Saurimo tem uma potência instalada de 26.14 MW que irão produzir electricidade verde para abastecer cerca de 171 mil pessoas. Orçado em 38,8 milhões de euros, a empreitada comporta um total de 44.850 painéis solares. Esta solução vai levar a uma poupança de mais de 19 milhões de litros de combustível por ano e evitar emissões de mais de 68 mil toneladas de CO2 por ano. Este parque solar de Saurimo faz parte de um conjunto de sete parques, com uma capacidade de 370 MWp, nas províncias de Benguela, Huambo, Bié, Lunda Norte (Lucapa) e Moxico, que deverão estar operacionais até ao final deste ano.

Estes parques permitem também eliminar a necessidade de consumo de cerca de 1,4 milhões de litros de gasóleo em geradores e produção térmica, com efeitos fortemente poluentes, o que permitirá uma poupança muito significativa nos gastos com importação de combustíveis. Por fim, para terminar a actividade, a delegação ainda teve tempo de visitar a central de Txicumina e o PS01.

Este acto de inauguração da estratégica infraestrutura, contou com a ilustre presença, para além dos governantes supracitados, do Secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, o Embaixador dos Estados Unidos da América, o Embaixador da Coreia do Sul, a representante da Embaixada de Portugal, membros do Governo da Lunda Sul, do Ministério da Energia e Águas, representante do MIREX e diversos convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »