Ministério Ebenezer reforça medidas de prevenção e exalta a comissão multissectorial

Depois de cinco meses sem a realização de cultos na capital do país, o Decreto Presidencial do Dia 08 de Setembro veio quebrar a barreira e está confirmado que os cultos serão retomados no dia 19 deste mês, ou seja, a partir desse sábado.


Por Isidro Kangandjo

A nossa equipa de reportagem foi ao encontro do Pastor Presidente Reverendo Gedeão Augusto Panzo para saber como estão os preparativos para o retorno dos cultos nos templos. O Reverendo, agradece o gesto uma vez que os templos ficaram muito tempo fechados mas pauta pela calma uma vez o nível de contágio não tem a tendência de descer, por isso, considera que todo o cuidado deve ser levado em consideração e responsabilidade.

“Sobre o decreto Presidencial 229/20 de 08 de Setembro, já criamos as condições de biossegurança há muito tempo para podermos receber os fiéis neste dia 19 de Setembro e estamos preparados para alimentar as almas através da palavra”, disse.

O decreto Presidencial não detalhou a questão das crianças fiéis e idosos fiéis sobre o seu regresso a igreja porém, o Ministério Ebenezer tem uma posição. As crianças, adolescentes e idosos deverão permanecer nas suas casas e ficaremos apenas com aqueles que estão em condições física e emocional para poderem ser alimentados espiritualmente. A exclusão deve-se porque eles fazem parte do grupo de riscos, mas não faltará a oração por parte dos Pastores a favor daqueles que não puderam marcar a presença na igreja por culpa da Pandemia”, explicou.

Apesar do decreto Presidencial permitir o culto com uma duração de duas horas, Pastor Presidente do Ministério Ebenezer, disse aos Factos Diários que o seu Ministério efectuará o culto de uma hora e meia e duas horas de desinfestação.

Segundo a Voz autorizada do Ebenezer, a Igreja Matriz realizará dois cultos aos domingos, a primeira será 06:30 e a segunda está prevista para 10 horas. “Nós tivemos contacto com as autoridades do Instituto Nacional dos Assuntos Religiosos, administração municipal e distrital para podermos nos guiar de forma consistente pelo que há essa possibilidade de se realizar dois cultos dia, mas obedecendo escrupulosamente das medidas de prevenção.

Os centros e congregações com o número elevando de fiéis, poderão seguir a visão da Igreja matriz e aqueles que têm um número ínfimo, terão apenas um culto. No dia 12 deste mês, Reverendo Gedeão Panzo reuniu com os pastores dirigentes no qual esclareceu sobre o decreto Presidencial para que ninguém trabalhe à margem da lei.

Os cultos de libertação serão excluídos no período da Covid-19?

Reverendo: Geralmente, os cultos de libertação exigem de nós a imposição de mãos e o decreto presidencial proíbe, pelo que queremos na igreja, são orações que serão feitas de forma geral e não de forma específica. Devemos dar a conhecer aos irmãos de que libertação das pessoas acontecem não por causa da imposição das mãos mas por causa da fé e também por causa da palavra porque a palavra é que liberta e a fé também liberta. Se alguém se manifestar por espírito santo, quem poderá intervir será um obreiro e protocolo, devidamente equipado e especialista em saúde pública.

Pastor Presidente reconhece o esforço levado a cabo pela Comissão Multissetorial no combate à Covid-19 e a disponibilidade do Ministério da Saúde na atualização de dados diários. O Reverendo, reconhece que com a inauguração do novo laboratório que poderá efectuar seis mil testes dia, vai ajudar de que maneira os cidadãos saberem o seu estado de saúde.

Reverendo Panzo Pede aos fiéis o cumprimento das medidas de prevenção quando estiver a sair de casa. “Caros irmãos, quando estiverem a sair de casa, leve a sua máscara e quando estiver no pátio da Igreja, evite o aperto de mão, beijos, aglomerações dos amados nas entras e saída de pessoas”.

O DECRETO PRESIDENCIAL ORIENTA

De acordo com o Decreto Presidencial, que entrou em vigor a partir do dia 09 de Setembro, para a província de Luanda, os cultos terão lugar apenas aos sábados e Domingos, uso obrigatório de máscara facial, Distanciamento físico durante as celebrações, Lotação limitada a 50% da capacidade do lugar de celebração, quando realizados em local fechado, com o limite máximo de 150 (cento e cinquenta) pessoas, sendo respeitada a distância mínima de dois metros entre os féis, Colocação de recipientes para oferta em pontos de fácil acesso, devendo os féis deslocar-se ao respectivo local observando o devido distanciamento físico, Desinfestação e ventilação diária dos lugares de culto.

O decreto Presidencial orienta também que com vista a evitar o confinamento prolongado de féis nos lugares de culto, reduzindo o risco de exposição, é recomendado que as celebrações em espaço fechado tenham uma duração máxima de duas horas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »