Ministério da Energia e Águas vai distribuir até 2027 mais de um milhão contadores

0

Durante a presentação do relatório final do 13º Conselho Consultivo do Ministério da Energia e Águas,  reafirmando o compromisso da República de Angola em cumprir as metas do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, o MINEA irá efectuar uma distribuição de contadores para o melhoramento do rigor nas cobranças.


Por Isidro Kangandjo

O Ministério sob o comando de João Baptista Borges, irá, até 2027, massificar o uso de contadores pré-pagos e inteligentes. De acordo com a nota a que o Factos Diários teve acesso este sábado, será ampliado o projecto de instalação de 1.260.000 contadores para clientes BT e 15.000 contadores inteligentes, visando melhorar o controlo e a eficiência nas cobranças.

Até 2027, o MINEA garante modernizar e expandir a rede de distribuição, aumentando assim  os investimentos na expansão e reabilitação da rede de distribuição com finalidade de garantir maior confiabilidade e menor tempo de resposta para reparos e manutenção.

À ENDE e as Empresas Públicas de Águas foram recomendados durante o décimo terceiro Conselho Consultivo a não  efectuarem ligação de clientes à rede sem sistemas de contagem, com destaque para os clientes de média tensão.

 Poderão, se necessário, trabalhar com a Entidade Reguladora no sentido de criar-se uma disposição que permita os clientes que pretendam ligar-se a rede financiarem a instalação dos sistemas de contagem, com direito a amortização do valor nas facturas de consumo.

ELECTRIFICAÇÃO RURAL

O Ministério da Energia e Águas pretende por um lado acelerar a electrificação rural onde serão promovidos o uso de mini-redes e kits solares em áreas remotas para garantir o acesso universal à electricidade, estabelecer políticas que incentivem o investimento privado e criar quadros regulatórios que facilitem o desenvolvimento de mini-redes.

A capacitação de recursos humanos é uma das grandes prioridades, para se ampliar a equipe técnica e melhorar a formação dos profissionais na área de energia atómica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »