Ministério da Agricultura e Pesca lança Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares

O Governo da República de Angola, através do Ministério da Agricultura e Pescas, solicitou apoio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola para financiar o Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares. O acto de lançamento decorreu hoje, numa das unidades hoteleiras de Luanda.


Por Joaquim Paulo

O projecto que conta com um investimento estimado em 150 milhões de dólares, visa essencialmente contribuir para a melhoria da segurança alimentar e nutricional dos agregados familiares e, também, aumentar a produtividade agrícola e a resiliência das famílias visadas.

O projecto terá como alvo um total de 218.000 famílias (pouco mais de 1 Milhão de pessoas), conforme fez saber o Ministro da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis, durante o seu discurso na ocasião. O projecto cobrirá no total de 35 municípios em oito(8 )províncias do país (Bengo, Zaire, Uíge, Cuanza Norte, Benguela, Cunene e Namibe).

Na região norte, no âmbito do projecto, aumentar-se-á a produtividade, produção e comercialização de uma gama diversificada de culturas que incluem raízes e tubérculos, oleaginosas, frutas, hortícolas, e sereias como milho, massango, massambala e arroz  que poderão destinar-se a produção de ração para animais, cujos excedentes poderão ser vendidos na região sul do país, onde há mais vocação para a criação de animais.

Na região Sul, o projecto irá reforçar e expandir as intervenções direcionadas para a mitigação dos efeitos das secas, criando capacidades de resiliência às alterações climáticas.

Além da presença do Ministro da Agricultura e Pescas, o acto de lançamento do projeto contou com a presença de  distintos membros do governo.

RESULTADOS ESPERADOS

1° Melhoria a rentabilidade das actividades de geração de rendimentos agrícolas e não agrícolas para melhorar o acesso aos rendimentos;

2° Agricultores Familiares adquiram competências e tecnologias para segurança alimentar e nutricional;

3° Reforço da capacidade institucional de prestação de serviços para melhorar a segurança alimentar, a produtividade e a resiliência;

4° Infraestrutura rurais para construir resiliência e aumentar a produtividade e o acesso ao mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »