MININT quer maior envolvimento dos sobas no combate à criminalidade
O delegado do Interior na província do Huambo, Manuel Gonçalves, defendeu, sexta-feira, no Bailundo, a necessidade de um maior envolvimento das autoridades tradicionais nas acções de combate à criminalidade, dentro e fora das comunidades.
Por redação do Factos Diários
…
O responsável falava durante uma visita ao município do Bailundo, que serviu, entre outros, para reforçar a relação institucional com os sobas, sociedade civil e partidos políticos com assento parlamentar, para além de constatar a situação da segurança pública e o nível de prontidão do efectivo.
Na ocasião, disse ser necessário o desenvolvimento de um trabalho conjunto, entre todas as franjas da sociedade, na perspectiva da redução da criminalidade e outros problemas sociais.
Mostrou satisfação pelo facto de as autoridades tradicionais e a sociedade civil manifestarem total disponibilidade em trabalhar com o efectivo do Interior na segurança das comunidades, tendo em conta a necessidade do bem-estar comum.
O também comandante da Polícia Nacional na província Huambo disse, nos últimos dias, é cada vez mais necessário que se trabalhe com a sabedoria de todas as franjas da sociedade, para a resolução dos mais variados problemas das comunidades.
Por seu turno o Rei do Bailundo, Tchongolola Tchongonga, agradeceu a visita do delegado do Interior na localidade, pelo facto de ter permitido apresentar os principais problemas da criminalidade que assolam a população, com destaque para os furtos, violação sexual, homicídios e vandalização dos bens públicos.
Disse que o encontro serviu para unir sinergias, de modo a se encontrar as melhores soluções para a redução da criminalidade.
Segundo o soberano, a redução da criminalidade passa, essencialmente, pelo agravamento das penas e no reforço da educação infantil sobre as boas práticas.
Na localidade, o comissário Manuel Gonçalves constatou, igualmente, as obras dos Serviços Integrado do Ministério do Interior e a esquadra policial da centralidade Halavala.
O município do Bailundo tem uma população estimada em 398 mil 950 habitantes, distribuídas em quatro comunas, nomeadamente Bimbe, Hengue, Lunje e a Sede.