Meliantes dificultam a mobilidade da população em Cacuaco
Até no findar do ano transato,2019, a delinquência no município de Cacuaco não estava severa, o que aliviou um pouco a vida das famílias, estudantes e trabalhadores, durante os três últimos meses de 2019.
Por Mateus Bazonga
No começo do presente ano,2020, o município presenciou o surgimento repentino de grupos de delinquentes munidos de artes marciais, armas de fogo e de diversas armas brancas, jovens, segundo a população, transformados espiritualmente, dedicam-se na prática dos crimes de diversos.
Cacuaco, sempre foi considerado como um dos municípios de Luanda com mais delinquência, segundo o analista para os assuntos sociais, João Mendes, enquanto este fenómeno ainda é recente, a polícia deve intervir de todas as maneiras no intuito de banir o fenómeno antissocial.
” O MININT deve procurar intervir urgentemente neste município, pois, se não daqui alguns anitos Cacuaco vai transformar em um palco de grandes crimes, e epicentro de violências diversificadas”, disse.
O que inquieta ainda mais as famílias, são os meliantes que já tinham sido detidos e presos mas que regressam depois de uma semana ou três nas suas residências e, num intervalo de dois dias, voltam a praticar os assaltos e tentativas de homicídios.
” Nós às vezes denunciamos os meliantes, sentimo-nos felizes quando eles são detidos, mas as nossas vidas ficam ameaçadas quando depois de uma semana, três ou mesmo dois dias, estamos a ver a pessoa que foi detida já está solta, mas, a polícia sabe e tem mesmo a certeza de que ele praticou um crime”, disse Damião, nome fictício da fonte.
Tentamos entrar em contacto com o Comando Municipal da zona mais a norte de Luanda, infelizmente, houve insucessos, prometemos trazer nas próximas edições mais subsídios sobre a temática e saberemos igualmente as medidas que a Polícia Nacional está a tomar para reduzir a taxa de criminalidade em Cacuaco.
De lembrar que cerca de quatro pessoas morreram nas mãos dos meliantes incluindo um agente da Polícia Nocional no Município de Cacuaco e mais 07 pessoas foram atingidos com a arma de fogo, felizmente, escaparam da morte.