MASSACRE EM CACUACO: Oito jovens do mesmo grupo recolhidos mortos no Maria Pia
Detidos no último dia 14 do mês em curso, na zona do Caetano, bairro Vidrul, em Cacuaco, Cerca de 8 jovens foram encontrados sem vida, no dia 17, três após a detenção. Serviço de Investigação Criminal nega envolvimento no caso, numa altura que a população e os familiares acreditam tratar-se de uma possível execução.
Por Joaquim Paulo
…
Após a detenção, os familiares dos 8 jovens ficaram cerca de três dias sem notícias dos mesmo. Foi então que, com o esforço e desespero, vasculharam várias morgues da cidade capital-Luanda, onde foi possível encontrar os restos mortais no Hospital Maria Pia.
Todos insistem: O serviço de Investigação Criminal-SIC é o autor do ‘massacre’.
A Administração Municipal de Cacuaco, o Director local do SIC e do SINSE ainda não se pronunciaram sobre a possível ‘massacre’. O Factos Diários sabe que foi contactada uma fonte junto do SIC, tendo adiantado que o seu órgão domina o assunto e que todas diligências estão sendo feitas para se encontrar as reais causas.
A fonte do SIC, citado pela população, avança que pode se tratar de um ‘ajustes de contas’ com um outro grupo(rival).
“Angola é um Estado de Direito e Democrático. Nesses termos, o país funciona como instituição, onde a constituição e a lei está acima de qualquer vontade e pessoa.
Porém, a justiça é pertença do Estado e é o Estado, mediante a função jurisdicional, que administra a justiça através dos tribunais”, reacção do Rapper e Activista dos Direitos Humanos, Jaime MC, que acredita também numa possível execução sumária.
“Nada justifica a barbaridade policial, existem órgãos e instituições públicas propicias para acompanhar, reeducar e etc, mas nunca executar os cidadãos”, lamentou.
Sabe-se, através do familiares das vítimas, que um deles deixa 5 filhos e uma viuva grávida. O outro deixa 3 filhos e uma viúva.