Manifestação no Huambo provoca 6 mortos e 16 feridos
A manifestação dos Taxistas e Moto-taxistas na província do Huambo, terminou, no quinto dia de junho, com a morte de seis pessoas e 16 feridos enquanto que mais de 40 pessoas desmaiaram por conta do gás lacrimogênio lançado pelos efectivos da Polícia Nacional.
Por Afonso Eduardo
…
Apesar do Porta voz do Comando provincial do Huambo não ter apresentado os números de mortes e feridos, limitou-se em anunciar a detenção de mais de 15 elementos e 20 motorizadas ficaram apreendidas por estes terem usado o sentido contrário.
A fonte internada da Polícia de Intervenção Rápida, conformou a este portal de notícias que para dispersar os sobreviventes do volante, foi necessário usar o poder da força disparando em diversos ângulos tendo terminado em morte de 6 pessoas enquanto que os demais estão internados nas unidades de referência no Planalto Central.
A fonte aponta que o número pode aumentar e o Factos Diários poderá ter o privilégio de mencionar os nomes das vítimas de balas.
“ISSO ACONTECEU PORQUE O GOVERNO PROVINCIAL COMUNICA MAL”
Falando ao Factos Diários, Luis de Castro, activista e Presidente do Njango Cultural, entende que os taxistas e Moto-taxistas chegaram ao extremo porque, segundo conta, a equipa da Governadora Provincial do Huambo comunica mal.
“O Governo local não soube sentar com os cidadãos que fazem movimentar a província sobre os critérios para se adquirir os cartões e merecerem os descontos que o governo central anunciou em Luanda. isso acontece porque o Governo provincial comunica Mal. houve falta de diálogo e este é o perfil dos políticos locais. O Delegado Provincial do Interior comunica melhor que os políticos”, disse.