MALANJE: Prática de suborno leva dois responsáveis de salas anexas à cadeia
O Coordenador e o Chefe de Secretaria das Salas Anexas afectas ao Liceu 4 de Abril, do Segundo Ciclo do Ensino Secundário, município de Massango, província de Malanje, foram flagrados pelos Inspectores da DP-IGAE em uma operação conjunta com o SIC e PNA.
Por redação do Factos Diários
…
Uma nota a que o Factos Diários teve acesso, os responsáveis da escola efetuavam uma cobrança ilícita de 500 kwanzas, por aluno, estando em posse do valor de kz 17. 400,00 com pretexto de aquisição de Folhas de Provas referentes ao II Trimestre do ano Lectivo.
Depois de um trabalho profundo, foi descoberto a existência de uma conta bancária em nome do referido Coordenador onde eram canalizados os valores cobrados para justificação de faltas e pagamento de outros emolumentos.
O somatório dos talões de depósito encontrados na referida conta, corresponderam a kz 74.000 00. De acordo com o IGAE, as práticas dos agentes acima citados, constituem actos de Improbidade Pública, previstos na Lei n.3/10 de 29 de Março, conjugados com a prática de Crime de Recebimento Indevido de Vantagem, punível pelo Código Penal Angolano.
Em razão da matéria, foram detidos pelos Técnicos do SIC e Inspectores do Comando Provincial da Polícia Nacional e encaminhados ao Ministério Público junto do SIC para procedimentos subsequentes.
Em torto de várias irregularidades que o país e a província em particular vai registando, a Delegação Provincial da IGAE, continua a apelar aos Cidadãos que sintam os seus direitos lesados, a fazer uso do terminal n 119 (chamada gratuita), bem como do número 924790707, para Denúncias.