Malanje: município do Luquembo arrecada dezenas de milhões da feira do arroz
A província de Malanje arrecadou, de 30 a 31 de maio, um total de trinta e um milhões e quinhentos mil kwanzas, durante a realização da primeira edição da feira do arroz (FEMA 2024), que decorreu na sede do município do Luquembo.
Por Kamaluvidi Baltazar
O administrador do referido municípo, Jorge da Costa, disse que a actividade permitiu arrecadar estes valores devido a mobilização de associações de empresários camponeses, agricultores e cooperativas agrícolas que prontamente atenderam o convite para expor os seus negócios.
Jorge Baptista da Costa reconheceu, por outro lado, que a falta de meios de transporte no município do Luquembo, tem criado enormes constragimentos no escoamento de produtos do campo, como, por exemplo, o arroz, mas devido a escassez de viaturas, não foi possível colher em grandes toneladas, como se esperava.
Recorde-se, a FEMA é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento do Comércio Rural, que decorreu sob o lema ´´Luquembo, o celeiro do arroz contribuindo para a autossuficiência alimentar´´, contou com a participação de 151 expositores, entre eles 100 produtores individuais, mais de 20 associações, 14 cooperativas e empresários locais.