MALANJE: Governador quer melhoria no atendimento hospitalar
O governador provincial, Marcos Nhunga, reiterou ontem, segunda-feira, a necessidade dos novos directores dos hospitais Regional, Materno Infantil e Sanatório, prestarem um trabalho mais humanizado e eficaz no atendimento aos pacientes nas referidas unidades.
O governante que falava na cerimónia de empossamento de novos responsáveis dos sectores da Saúde e Educação frisou que a humanização deve ser uma realidade para que os pacientes se sintam confortáveis com a assistência dos técnicos sanitários.
Apelou aos gestores e funcionários do sector da saúde a trabalhar num ambiente de paz, harmonia, coesão, disciplina e rigor para a sã convivência laboral, tendo em atenção as necessidades dos utentes.
“As intrigas e fofocas não devem fazer parte do ambiente de trabalho, isso periga qualquer instituição, daí que deve se combater estes males que afectam o bom funcionamento de uma empresa”, frisou, acrescentando ser necessário o empenho e dedicação de todos os quadros, visando garantir um melhor trabalho.
Por outro lado, o governante exortou aos gestores ora empossados no sentido de aplicarem pelo menos 50 por cento dos orçamentos das respectivas unidades, na compra de medicamentos e materiais gastáveis, pois constata-se que a maior parte das verbas recaem para outros serviços.
Na ocasião, o novo director-geral do Hospital Provincial Materno Infantil, Avantino Sebastião garantiu que vai trabalhar para a minimizar o índice de mortalidade infantil e melhoria da assistência medico-medicamentosa.
Já a directora do Hospital Regional de Malanje, Elsa Fortes apontou como prioridade, o melhoramento da estratégia de humanização para assistência aos pacientes.
Foram empossados os directores dos Hospitais Regional, Materno Infantil e Sanatório, Elsa Fortes, Avantino Sebastião e Baptista Manuel da Costa, respectivamente, bem como os chefes de Departamentos de Estatística, Planeamento e Recursos Humanos, Logística Hospitalar e Inspecção do Gabinete Provincial de Saúde, Manuel António Monteiro, Manuel Tomas Mateus e Francisca José Gomes Vunge.
O governador conferiu ainda posse as chefes de Departamentos de Inspecção de Educação e de Ciências, Tecnologia e Inovação, do Gabinete Provincial de Educação, nomeadamente Isabel Lezana Domingos da Silva e Ndembo Maria Aires.