MALANJE: Governador evita banho de sangue na disputa de liderança tradicional entre Tribos Cokwé e Songo

0


As tribos de origem cokwé e songo, que estão ligadas ao município de Quirima, localizado a 300 quilómetros da cidade de Malanje, estão em conflito pela disputa da liderança tradicional da região, o acto levou à intervenção rápida do governador da província de Malanje, Marcos Alexandre Nhunga, a fim de apaziguar a situação.



Por Marina do Rosário


Segundo o governador, o conflito resulta de contradições dentro de uma família que envolve a regedoria de Chinoca e a localidade de Cabau, o governador teve que se deslocar até à localidade para apaziguar as partes envolvidas, actualmente em período de tréguas.


Para encontrar uma solução definitiva, Marcos Nhunga deslocou-se à residência do rei Diba Ngola para expor a situação e solicitar apoio para resolver esta situação “Queremos conhecer a opinião do rei. Como mais velho, independentemente de ser governador, é sempre importante consultar os mais velhos”, afirmou.


Marcos Nhunga ressaltou que o clima adverso que se estabeleceu em Quirima não é benéfico para as duas tribos e as ocorrências mostram que poderiam ocorrer mortes se não se travasse rapidamente o conflito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »