MAIS ÁGUA MAIS VIDA: BFA inaugura escola primária no Cunene profundo
No âmbito do seu projecto social denominado +água +vida, lançado em 2019, para dar resposta às emergências sociais que se vive no sul do país, o Banco de Fomento Angola-BFA inaugurou, na manhã de ontem, 25 de Julho, no Município de Ombadja, uma escola primária, construída de raiz, Tendo, desde modo, dar o fim das aulas ao ar livre.
Por Joaquim Paulo
…
Até a intervenção do referido projecto, financiado pelo BFA, que conta, também, com a parceria do Fundo das Nações Unidas para Infância-UNICEF e do Governo Provincial do Cunene, não se poderia pensar em uma estrutura escolar, numa comunidade distante de quase tudo e todos, que, na maioria das vezes, deixa a questão da fome e da cede aos ´milagres dos deuses´.
“Ensinar e educar é dar sentido à vida, nossos filhos precisam crescer na sabedoria, aprender o sentido da responsabilidade e, assim, poder compreender o que é o bem, fazer o bem, ter a esperança e nunca perder os sonhos”, foi basicamente nesses termos que um residente, que falava em nome de todos os pais e encarregados de educação, começou a manifestar o seu agradecimento pela inauguração da escola, que, na sua visão, além proporcionar o aceleramento do processo de ensino e aprendizagem, é um lugar condigno, diferente do que se observava.
Por outro lado, Domingos de Oliveira, em representação da Governadora daquela província mais a sul do país, agradeceu a iniciativa, tendo, mais adiante, sublinhado que tudo será feito para a preservação da primeira escola da comunidade de Ondobe-Ya-Kaoli.
O também Director Provincial da Educação reiterou, de igual modo, o compromisso de levar a cabo a gestão saudável de todos os recursos da instituição, incluindo os humanos, que já se encontram em prontidão.
“Gostaria de Felicitar pela nova escola da comunidade que têm ao vosso dispor, que vai, de certo modo, melhorar as vossas condições de ensino e aprendizagem”, palavras do Vice-Presidente do Conselho de Administração do BFA, Osvaldo Macaia, que sublinhou, durante a sua intervenção, a continuidade da execução dos projectos sociais de saúde e educação, respectivamente, atados a instituição bancária que representa.
Estiveram no acto presidentes e demais funcionários do BFA, representante da UNICEF, membros do Governo local, entidades tradicionais e um grosso de moradores daquela circunscrição do pais.
SOBRE O PROJECTO
Associado ao Conceito “Portos Seguros”, a estratégia do Projecto BFA +Água +Vida promove a escola e outras infra-estruturas sociais como plataformas de base para o fornecimento dos serviços sociais básicos, essenciais para a sobrevivência, desenvolvimento e protecção das crianças, com enfoque no acesso à água e saneamento, saúde, nutrição e educação.