LUNDA NORTE: DirectorProvincial do Serviço penitenciário faz inspecção às precárias condições dos reclusos
Em uma visita chocante ao Estabelecimento Penitenciário de Cacanda, o Director Provincial do Serviço Penitenciário da Lunda Norte, Luciano Vicente Miguel, expôs as alarmantes condições de higiene enfrentadas pelos prisioneiros. O comissário prisional foi recebido por um mar de preocupações dos reclusos, que clamavam por justiça e dignidade em meio ao caos.
Por Marina do Rosário
Os reclusos, aflitos com a morosidade de seus processos no Tribunal Supremo, expressaram sua revolta diante da insuficiência de meios higiénicos e das péssimas condições de limpeza nos pátios dos blocos. Além disso, exigem um aumento do horário de comunicação com seus familiares, um direito que parece estar cada vez mais distante.
Luciano Vicente Miguel não ficou indiferente. Ele ouviu atentamente as inquietações e se comprometeu a interagir com os órgãos judiciais e do Ministério Público em busca de soluções. Em uma mensagem firme, apelou aos prisioneiros para que mantenham a disciplina e evitem tentativas de fuga, assegurando que seu comportamento aceitável é a chave para obterem acesso a melhores condições de trabalho e benefícios previstos na Lei Penitenciária.
A visita contou com a presença dos Chefes dos Blocos Penais A, B, C e Feminino, bem como do Director Adjunto do Estabelecimento e do Chefe do Departamento de Segurança, Inspecção e Controlo Penal da Direcção. O que será necessário para que essas promessas se tornem realidade e as vidas dos reclusos sejam transformadas? A comunidade aguarda respostas.