LUANDA: Idosa que enfrenta há 4 anos tumor no olho e veia arrebentada aguarda de uma cirurgia há 2 anos no Maria Pia
Catarina Cruz Manuel, ou simplesmente Tia Cáti, de 62 anos de idade, vive há quatro anos com veias arrebentadas e câncer apodrecida no olho esquerdo. Há um ano procura a cura no Instituto Nacional de Câncer mas sem sucesso.
Por Afonso Eduardo
A idosa, partilhou momentos de terror com a equipa de reportagem do Portal Vidrul lança um grito de socorro.
“Tudo começou por uma simples comichão dentro do olho, pensava eu que se tratasse de poeira que a via penetrada. Preocupada, minhas filhas aconselharam marcar consulta médica no hospital municipal de Cacuaco e fui examinada por médico tendo consultado gotas. Usei por muito tempo, infelizmente não tive melhorias, foi assim que decidimos ir ao hospital da Cidadela mas sem sucesso e consoante o tempo criou uma inflamação tremenda e até hoje não consigo enxergar”, explicou.
Catarina Cruz Manuel reside na Província do Bengo, Município de Dande, Bairro Soda Luanda nas imediações da empresa “HABIDEZ”.
Em busca de soluções, sentiu-se na obrigação de vender os seus terrenos assim como os móveis mas sem sucesso.
“Fomos parar na unidade hospitalar “JOSINA MACHEL”(Maria Pia) submeteram-me em raio-X e análises e não há resultados. Estou há dois anos na fila de espera com a consulta marcada para bloco operatório mas sempre que vou ao hospital, o “Doutor Tavares”, fala que as máquinas estão variadas e não tem nada para fazer pedindo-me a paciência. Vou esperar até quando? imploro à Ministra da Saúde, ao Secretário de Estado para Área Hospitalar e demais entidades de que estou morrendo aos poucos e preciso de uma intervenção urgente”, lamentou a senhora.
Contacto dos familiares da doente: 941 802 46 467, 922199523.