LUANDA EM PÂNICO: PIR equipada com meios de antiterror e anti-distúrbios
Nos últimos dias, a cidade de Luanda tem vinda assistindo várias caravanas de carros de guerras timbradas com a logomarca da Polícia de Intervenção Rápida-PIR e luandanos estão pânico numa altura em que Angola vive no clima eleitoral cujos resultados são descontentados pelo partido UNITA e coligação de partidos políticos CASA-CE.
Por Isidro Kangandjo
.
Joaquim da Conceição e Teresa Adão, falando ao portal Factos Diários, acusaram o governo angolano de criar clima de terror aos cidadãos para que não venha surgir ondas de manifestações em Luanda e nos outros cantos do país. Os entrevistados, foram unânimes em apelar o governo angolano respeitar o ambiente da paz e o cumprimento da liberdade dos cidadãos.
Uma fonte oficial da Policia de Intervenção Rápida, fez saber ao Factos Diários de que se trata de um procedimento normal e a entrega dos materiais apenas coincidiu com o mês eleitoral. Para a fonte, a única intenção é devolver o sentimento de segurança às populações tendo em conta as várias reclamações que surgiam.
A ideia de equipar esta força, surge na ausência de forças de reacção e patrulhamento e a PIR está preparada em todo o país e Luanda com maior incidência para devolver a tranquilidade durante o dia e no período nocturno.
“Não tem nada a ver com o processo eleitoral, os meios foram comprados para acudir os crimes em Luanda. Nós começamos há muito tempo, porém não publicitávamos. Esperamos que os cidadãos fiquem tranquilos e os meios serão utilizados para o bem de todos nós. Só queremos devolver a tranquilidade nos nossos bairros”, disse a fonte.