LUANDA: ACEQUA reflecte o dia do educador em certame

A Associação para Cidadania e Ensino de Qualidade-ACEQUA realizou ontem, 22 de Novembro, no município do Cazenga, uma mesa redonda para ‘pensar educação’, por ocasião do dia nacional do educador, que se assinalou ontem.
Por Joaquim Paulo
O certame que juntou mais de 200 participantes e 4 oradores, contou com a abertura do Presidente da Assembleia Geral daquela Associação, Rafael Aguiar, que, na sua intervenção, não deixou de invocar a capital do sistema de educação e os seus intervenientes.
Em torno do tema, Rafael Aguiar entende que investir mais de 20% do Orçamento Geral do Estado-OGE na educação poderá ser mais que estratégia para revolucionar o sistema de educação Nacional. “Toda qualquer visão estratégica passa, essencialmente, em investir na educação”, disse.
Já o Sociólogo Pedro de Castro Maria, um dos oradores do certame, que abordou sobre o impacto da educação no saneamento básico e desenvolvimento sustentável, sublinhou a importância da educação( enquanto sistema e a educação informal), como via de conscientização da juventude e da camada mais adulta no uso consciente dos recursos naturais e não só.
Rafael Aguiar adiantou ao Factos Diários que as iniciativas que visam ‘reflectir a educação’ não se vão consumar. Pelo que, a ACEQUA tem agendada séries actividades atadas à educação.
