Lixeiras clandestinas preocupam munícipes de Cacuaco

Os Munícipes de Cacuaco mostraram-se preocupados em relação ao fraco saneamento básico no município. O descontentamento foi apresentado ontem, 5 de Julho, durante uma rotina feita pela equipa do Factos Diários, porém esta situação, já tem vindo a preocupar há muitos anos, com claro conhecimento da Administração local que até agora não tem feito nada para mitigar o problema do saneamento naquela região.


 Por Mateus Bazonga

Cacuaco é um dos municípios com mais casos de malária, recentemente, 9 pessoas morram por uma doença que ainda não se sabe o diagnóstico. Mas, os técnicos de saúde falam dos indícios de ser uma doença provocada pelas águas paradas, acumulação de lixos, e problemas na falta de escoamento de águas.

“A administração conhece a situação do nosso bairro, dificilmente vê-se a cumprir uma actividade social da Administração local”, disse José Domingos, morador do bairro imbondeiros. Os especialistas em matérias de saúde pública têm estado a apontar o lixo como um dos maiores produtores de mosquito e este produz várias doenças com maior realce a malária.

“Eu já perdi, recentemente, uma sobrinha por causa da malária, ela tinha ficado adoentada um dia apenas, fez febres altas e morreu. Este lixo que está a ver aqui, é por não existir espaços para se pôr, até a própria Administração não Conhece aqui, nem se cria condições para depositar o lixo. Passamos mal quando chove, aqui fica muito cheio e os mosquitos são os que mais fazem barulho em casa.” Disse Sabino Jamba, morador do bairro Boa Esperança II.

A nossa equipa de reportagem registou as lixeiras clandestinas no mercado dos imbondeiros, Vila sede, Combuessa bairro Boa Esperança II e no bairro IBA depois da paragem do tio Abel. Para além desses locais críticos, foi visível os amontoados do lixo nos laterais das valas onde as crianças têm daquele lugar um parque de diversão. Os moradores já falam de doenças diarreica agudas.

Tentamos contactar a Administração de Cacuaco, portanto, sem satisfação, por isso, prometemos voltar com a versão da Administração local e, subsidiada com outras informações que dificultam os munícipes de Cacuaco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »