Líder do MOVANGOLA pede aos lideres religiosos sensibilizar os fiéis para as eleições ordeiras
A caravana do Movimento de Apoio Solidário de Angola, sob liderança de António Sawanga, visitou hoje, 14, as igrejas do Ministério Ebenezer e IESUA para pedir aos líderes dessas denominações religiosas para sensibilizar os fiéis a pautarem por condutas exemplares para as eleições gerais ordeiras.
Por redação do Factos Diários
.
“Há igrejas que estão a proibir para que os fiéis não votem no dia 24 de agosto, o que não é correcto. Qualquer cidadão, independentemente de ser um cristão ou não, é patriota, por esta razão, deve exercer o seu papel de cidadania para escolher quem irá dirigir os próximos cinco anos o país. Paz, democracia e desenvolvimento”, disse Sawanga.
O líder do MOVANGOLA, aproveitou a ocasião para alertar aos fiéis de que, há partidos na oposição que estão a incentivar os seus eleitores para não saírem às Assembleia de voto. “Se há delegados de listas selecionados pelos partidos políticos e credenciados pela CNE, por que razão existe esta outra tendência de exigir os eleitores a permanecerem nas mesas de voto?”, questiona.
José Mabukina Zau, Secretário do Estado para o Interior, disse aos fiéis de que o Ministério traçou medidas de segurança e ordem interna composta por Seis níveis de asseguramento das medidas de segurança para levar avante a soberania nacional.
Apesar do asseguramento que está garantido, conta o Secretário do Estado, “o nosso patriotismo deve falar mais alto para que tenhamos eleições justas e ordeiras. Nós estaremos presentes para cumprir aquilo que consta na lei leitoral, estaremos próximo das comunidades. No dia 24 podem votar de forma livre, segura e regressar para as vossas casas aguardando resultados”, alertou.
Em termo de cobertura eleitoral, segundo o Secretário do Estado para o Interior, as forças estarão presentes até 500 metros da Assembleia de voto. Os números 111 será o mais indicado para responder todas as preocupações de distúrbio, ainda assim, os comandos municipais e comunais terão outros números para atender a demanda eleitoral.
Francisco de Castro Maria, Director Nacional dos Assuntos Religiosos, deixou a mensagem de que, no dia 21 de agosto está preparada uma actividade de concentração de fé com todas as igrejas para o culto ecuménico a ter lugar no estádio 11 de Novembro a partir das 08 horas.
Castro Maria, disse que estão garantidos 210 autocarros para levar os fiéis ao estádio. “Todos os meios estarão disponíveis a partir das cinco da manhã”.
Já o Pastor Presidente do Ministério Ebenezer, Augusto Panzo, pediu aos fiéis para serem exemplares no dia 24 de agosto e nenhum membro deve permanecer nas assembleias de voto.
Para o líder religioso, é importante obedecer as autoridades conforme está escrito nas sagradas escrituras.
Comandante Municipal do Cazenga.