Licenciados do ISP-Soyo ´choram´ ao saber que a instituição não é reconhecida
Os mais de 400 recém-licenciados do Instituto Superior Politécnico do Soyo, na província do Zaire, não têm ainda os seus diplomas homologados pelo INAAREES. A instituição responsável pelo reconhecimento alega a inexistência do referido instituto na sua base de dados.
Por Joaquim Paulo
…
O primeiro grupo de licenciados formados em Pedagogia/Gestão Escolar, Ensino Primário, Ensino de Matemática, Sistema de Informação, Redes e Administração de Sistemas, Engenharia Mecânica, Engenharia de Organização e Manutenção Industrial, respectivamente, lamentam o facto de não puderem ver os seus haveres reconhecidos, pelo que, muitos destes têm sonhos e projectos pendentes por conta do entrave que, segundo os mesmos, já se deveria acautelar antes da conclusão dos programas curriculares.
“Vem ai o concurso público do Ministério da Educação, segundo o que observamos, até agora, não poderemos concorrer com os nossos documentos de licenciados porque a nossa instituição não conta na base de dados do INAAREES”, palavras de um recém-outorgado, que falava com exclusividade ao Factos Diários.
Por outro lado, segundo o que esta redacção constatou, o problema de reconhecimento do instituto tem que ver com o processo que tornou o ISP-Soyo numa unidade universitária autónoma, desde 2021.