LIBERTY CHIYAKA: “Temos sido prejudicados pela TPA, TV ZIMBO e RNA”

Desde 2020, a UNITA entende que os órgãos de comunicação social públicos, não têm dado tratamento igual com outros partidos políticos na oposição. Em torno desta desigualdade, o Grupo parlamentar da UNITA, levou hoje à Assembleia Nacional uma proposta de debate para se encontrar uma solução em tono do assunto. “Temos sido prejudicados pela TPA, TV ZIMBO e RNA”.


Por Isidro Kangandjo

Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Dr. Liberty Chiyaka,  afirma que nota-se um privilégio e favorecimento ao partido que sustenta o poder, por essa razão, enquanto responsáveis e representantes dos cidadãos, “ao ver os seus direitos a serem violados, procuramos propor à Assembleia Nacional no sentido de debater com frieza para que essa situação não volte acontecer”. O líder parlamentar, conta que a maioria parlamentar (Grupo Parlamentar do MPLA), votaram contra, porém ficou a garantia de voltar a reagendar.

Segundo presidente do GPU, há duas semanas, remeteram ao presidente Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, uma solicitação para audição parlamentar, enviaram igualemente para o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, para serem auscultados os directores da Televisão Pública de Angola, TV ZIMBO e Rádio Nacional de Angola, porém, não tiveram nenhuma resposta na parte do executivo, como resposta, decidiram levar a preocupação num debate parlamentar.

Precisamos primar no processo eleitoral livre, justo, transparente, competitivo, credível e que que estabeleça que os seus concorrentes tenham as mesmas oportunidades. Se essa faze da pré-eleitoral estamos assistir essa situação, imaginemos o que pode acontecer no ano de 2022 na fase da campanha das eleições autárquicas e gerais? Não vamos desistir enquanto não tivermos em todos os órgãos públicos o mesmo tratamento”, garantiu Liberty Chiyaka Presidente do Grupo Parlamentar do maior partido na oposição, UNITA.

Em resposta, o deputado do MPLA João Pinto, conta que “quando há situação dessa natureza, os resprsentantes dos órgãos visados que estejam presentes ou pelo menos sejam informados”. Já a UNITA, reafirma que a mensagem foi enviada ao Ministro Manuel Homem no sentido de notificar os responsáveis dos órgãos em causa, porém, ocorridos duas semanas, não tiveram nenhuma resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »