Kwata Kanawa Humilha em hasta pública deputado Capunga

0

Kwata Kanawa terá aceitado o pedido de desculpas do Deputado Capunga, porém, orientou o Gabinete de Comunicação Social de Malanje para tornar público uma carta privada dirigida ao Governador. Especialistas falam de humilhação, ou seja, a amnistia foi dada com ódio.


Por Isidro Kangandjo

Em Março de 2020, o político e Deputado do MPLA, Monteiro Pinto Capunga, terá publicado nas redes sociais um artigo que criticava o Governador de Malanje Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa” e, como resposta, Kanawa apresentou uma queixa-crime contra o deputado no dia 26 de Março 2020, junto da Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal ( D.N.I.A.P.), por crimes de Difamação, Injúria e Ofensa à Autoridade Pública, tendo o processo seguido mais tarde ao Ministério Público junto da Câmara Criminal do Tribunal Supremo.

Segundo o Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial de Malanje, depois de Kwata Kanawa ter recebido a carta de pedido de desculpas do Deputado Monteiro Capunga, retirou a queixa-crime e, consequentemente, deu por encerrado o processo. Ocorrido quase um mês desde que se deu a entrada da carta, no dia 02 de Agosto os internautas ficaram surpreendidos com as informações internas e individuais partilhados na conta facebook do Governo de Malanje.

PARTA DO DEPUTADO CAPUNGA PARTILHADA NAS REDES SOCIAIS

O Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial de Malanje, tornando público o documento nas redes sociais, informa que, em carta dirigida ao Governador,  Monteiro Pinto Capunga, Deputado à Assembleia Nacional pelo Grupo Parlamentar do MPLA e Membro da 2.ª Comissão de Trabalho Especializada em Defesa, Segurança, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veterano da Pátria, pediu no dia 8 de Julho de 2021, desculpas públicas em virtude das várias declarações por ele proferidas.

“Tornando público um assunto que foi tratado internamente mostra claramente que o Governador não aceitou o perdão e, como resposta do ódio, orientou a sua assessoria para que pagassem com a mesma moeda”, disse o Jurista Paulo Andrade da Cunha que acrescentou “ o melhor seria negar porque o Deputado que por sinal é do seu partido, lhe atribuiu a incompetência, irresponsabilidade e de alguém que não serve para representar o MPLA no parlamento e isso envergonha o MPLA onde o mesmo também é militante. É essa mensagem que ele deixou ao povo”, rematou.

Questionado sobre a iniciativa do Deputado Monteiro Pinto Capunga em enviar uma carta de pedido de desculpas sobre um artigo que terá publicado, respondeu que “ele teve a melhor decisão e, enquanto Deputado goza de imunidade, mas preferiu pautar na reconciliação e unidade para manter as relações mais saudáveis no ponto de vista político e relações humanas”, contou.

Monteiro Capunga reconheceu na carta, que as declarações que proferiu na altura dos factos “lesaram o bom nome, honra, reputação e consideração” do Governador de Malanje e “não correspondiam a verdade”, por isso “publicamente” apresentou suas “sinceras desculpas”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »