KWANZA-NORTE: João Diogo Gaspar quer conduta alicerçada na justiça, transparência e ética
O governador provincial do Kwanza-Norte, João Diogo Gaspar, manifestou total disponibilidade e cooperação com a Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) no combate à violação de procedimentos e normas funcionais na administração pública.
João Diogo Gaspar que falava aos participantes à palestra sobre a Ética na Administração Pública, enquadrada na visita do Inspector Geral do Estado ao Cuanza-Norte, aconselhou os trabalhadores da função pública para, no desempenho das suas funções, pautarem a sua conduta em princípios, valores e regras alicerçadas na justiça, transparência e ética profissional.
Para o governador, o servidor público deve trabalhar olhando para o foco profissional, da missão que é o melhoramento da imagem, da credibilidade das instituições do Estado, mesmo em períodos difíceis, evitando a violação dos princípios da legalidade, observando valores essenciais, como o interesse público, legalidade, neutralidade, competência e responsabilidade.
“A ética e deontologia na Função Pública são valores e princípios democráticos de respeito e cumprimento da obrigatoriedade por parte daquele que ocupa uma determinada função no sector público”, para sublinhar que, o funcionário que age de forma contrária, desrespeita o princípio do interesse público.
“A ética vem evitar o desejo de um funcionário de tudo fazer para satisfazer o interesse pessoal em vez do interesse do Estado”, disse João Diogo Gaspar, lembrando que a “ética jamais deve ser um atributo ou qualidade, mas uma condição natural, algo que se espera de todos nós. É uma obrigação, não apenas do cidadão, mas da nação, um princípio fundamental para que se possa construir uma sociedade justa”.