Juízes do Tribunal da Comarca do Dande atravessam fronteira para defender grupo supostamente ilegal

No cumprimento das recomendações saídas no dia cinco de Julho para o encerramento da fábrica águavelhosa, os Juízes do Tribunal da Comarca do Dande terão atravessado os municípios de Cacuaco, Viana com destino ao Icolo e Bengo para intervir num litígio de terra.


Por Isidro Kangandjo

Posto no local no dia 15, os funcionários quer a direcção da empresa Lihuan-Group LDA, procuraram saber dos juízes quer dos responsáveis da empresa Cofimo se havia documentos, estes, por sua vez, não conseguiram de responder a questão com as provas documentais. O processo que teria lugar as 11 horas de quinta-feira, 15, terminou em uma nota que solicita o encerramento da fábrica de água que empresa mais de 100 jovens no prazo de um mês.

Numa altura em que o Presidente da República pede aos empresários criar políticas de empregar mais jovens no sentido de reduzir a taxa do desemprego, tudo indica que os Juízes pretendem levar mais de 100 jovens na lista dos desempregados e criar uma ameaça à sociedade.

Para o Jurista Adão Paulo Teka, fez saber recentemente ao Factos Diários que tendo em conta a localização da empresa fazer parte de um outro município e outra província, sugere que quem deve notificar as duas partes e tomar decisões, seria o Tribunal da Comarca do Icolo e Bengo ou de Luanda por questão de competência territorial.

“É possível essa decisão do Tribunal da Comarca do Dande tem uma outra motivação que não seja o cumprimento da lei, por outro lado, há toda uma necessidade de outros órgãos competentes colocar a mão nisso para não se colocar mais jovens ao desemprego. Se existe no local 17 empresas, tenho a certeza que o número de jovens empregados é maior, por isso, há toda uma necessidade a província de Luanda se pronunciar”, disse o jurista Adão Teka.

Segundo o Gabriel Kulumbo, Gestor administrativo da empresa Lihuan-Group LDA, a empresa tem mais de 100 jovens empregados e quando a maior linha de produção de água for concluída, pela dimensão que a mesma tem, poderá empregar, ainda esse ano, 200 trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »