Jovens políticos falam ao Factos Diários sobre o dia internacional da Juventude

Assinala-se hoje o dia o Internacional da Juventude, criado, originalmente, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal. O principal objetivo desta data é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.


Por Isidro Kangandjo

Ocorridos 22 anos, as metas traçadas no dia 12 de Agosto de 1999 ainda não atingiram as espectativas da juventude, por essa razão, o Factos Diários juntou os jovens mais influentes na política angolana para saber deles  sobre a realidade da juventude do país.

Agostinho Kamuango, Secretário Nacional da JURA, braço Juvenil do maior partido na oposição UNITA, fez saber que apesar dos esforços da ONU e da Carta Africana olhar a juventude como o centro das atenções, Angola, segundo conta, continua assistir uma juventude sem futuro por causa das políticas falidas criadas aos jovens e pede que os mesmos se revoltem para lutar pelo seu próprio futuro.

“As políticas criadas são inconsistentes e não correspondem as espectativas da juventude, não passa de ilusória para ludibriar os jovens e, como resposta, os projectos fracassaram porque os beneficiários são pessoas erradas”, disse. Kamuango entende que a criminalidade em alta n país praticado maioritariamente pelos jovens é resultante das más políticas do governo.

Gaspar Fernando dos Santos, líder da JURS, braço Juvenil do Partido de Renovação Social, falando ao Factos Diários, avança que desde 1975, se desenhou uma Angola próspera, porém, até aqui, a sua concretização nunca foi visível na vida da juventude. “Em todos os campos temos constatado um fracasso enorme e a juventude de hoje terá muitos problemas no futuro porque tudo o que foi prometido para a juventude nada foi cumprido. Os 30% das casas destinadas aos jovens não se cumpre e os elementos do partido da situação é que se beneficiam prejudicando assim à restante da juventude”.

Gaspar Fernando dos Santos acrescenta que para se inverter o quadro será necessário mudar o sistema de governação de forma descentralizada onde os problemas da juventude devem ser resolvidos localmente. Para isso, segundo conta, será necessário a realização das eleições autárquicas.

Eduardo Garcia, Secretário Nacional da JPA, braço juvenil da única coligação em Angola, CASA-CE, escreve na manhã de hoje, 12 de Agosto, na sua conta do facebook que, passamos a citar,  “as promessas não realizadas, as políticas públicas mal conseguidas, supostamente direccionadas a juventude, os projectos e programas falhados, aditado a ganância destes que levaram para lugar incerto a nossa “economia”, foram e são razões bastantes para o aumento galopante do crescimento exponencial diário do índice de jovens desempregados, que abraçam o mundo do crime, da droga, da prostituição, mendicidade e até de jovens que passam suas jornadas no lixo para conseguir alguma coisa “mal apodrecida” e levar ao estômago”, disse.

Eduardo Garcia aproveitou endereçar a sua solidariedade para com todos os jovens que, dia e noite, lutam no sentido de não permitir que seu cansaço e desgostos superem a necessidade que têm de realizar seus sonhos. “Aos jovens todos dos vários segmentos da nossa pátria, nosso respeito pela forma heróica como têm resistido as atrocidades instituídas por um grupo que fez de Angola seu quintal de festas”, conforto do responsável da Juventude Patriótica de Angola, Eduardo Garcia.

 

Crispiniano dos Santos define “o jovem” como transformador e acelerador das mudanças socioeconómicas

Crispiniano Vivaldino Evaristo dos Santos, 1º secretário nacional da JMPLA, ligado ao partido maioritário em Angola, MPLA, disse ao Factos Diários que o 12 de Agosto que hoje se comemora a nível internacional, é mais um momento de reflexão e de consciencialização dos jovens sobre a responsabilidade que devem assumir enquanto transformador e acelerador das mudanças socioeconómicas.

Crispiniano dos Santos entende que o jovem deve ser posicionado como agente estratégico na dinamização do seu próprio desenvolvimento, mediante políticas de inclusão económica, social e cultural, abrangentes à todas as franjas da juventude, independentemente da sua filiação partidária e condição social individual. Destes modos, segundo conta, “estaremos a dar resposta aos principais problemas que infelizmente ainda residem no seio dos jovens com destaque ao emprego”.

O política que possui uma organização que congrega mais jovens a nível do país, conta que existe um instrumento do Estado Angolano concebido para a materialização de programas e projectos voltados ao desenvolvimento integral da juventude.

Sobre os projectos falidos conforme avança outros líderes juvenis, “não é verdade que o estado não cria políticas para a juventude, temos grandes exemplos como o Angola Jovem, Projovem que deram bons resultados e que mudaram a vida de muitos jovens e das suas famílias. Hoje temos o PAC, PAPE, FACRA, PRODESI, KUENDA, só para citar estes, que demonstram claramente a preocupação do nosso Executivo em resolver os problemas do povo angolano. Devemos sim enquanto jovens dar o suporte e contribuir para a materialização destas políticas”, rematou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »