Jovem do momento (Mauro Mendes) acredita no 2º mandato de JLO em 2022

Mauro Mendes, consultor político e secretário Executivo nacional do Grêmio Juvenil de Angola (GREJA), é o jovem de momento, em Angola, face as acções que vem realizando desde o mês de Outubro do ano passado. Numa entrevista que concedeu ontem, 29, ao Factos Diários, garantiu que, em 2022, João Lourenço assumirá o segundo mandato. Para estes e outros assuntos, acompanhe aqui.


Por Isidro Kangandjo

Factos Diários: O que acabaram de oferecer aqui no centro de referência do Distrito Urbano do Sequele?

M.M: Nós, enquanto associação dos jovens do direito Angolano e parceiros estratégicos do direito do executivo Angolano, estamos aqui e existimos para apoia-lo de forma concreta e, dentro da nossa visão, continuaremos a prestar o nosso máximo apoio ao presidente da República, general João Manuel Goncalves Lourenço. Viemos até ao hospital da centralidade do Sequele para fazer chegar alguns bens farmacêuticos para acudir as situações que têm assolado os utentes.

Sabemos que é um hospital que tem centralizado várias pessoas vindas das periferias, fundamentalmente, queixando-se de patologias como a Malária, do ponto de vista concreto, daí que entendemos então fazer chegar estes bens para minimizar de forma directa a situação que assola esta comunidade.

Mas, ainda assim, nós continuaremos a envidar todos os esforços possíveis no sentido de ajudar as administrações locais e o executivo em geral, pois é nossa missão, enquanto seu parceiro direito, continuar a caminhar e apoia-las em momentos como estes em que estamos a viver a fase da pandemia e de muitas dificuldades na circulação de bens e serviços.

Factos Diários: Por que isso agora?

M.M: Nós continuaremos a fazer, mais vale tarde do que nunca, é gesto que já teríamos feito anteriormente. O exercício começou agora, nós iremos a muitos hospitais para então vermos os problemas básicos minimizados. Estamos aqui no Sequele, e, em breve, vamos também a outros pontos para vermos então se consigamos fazer chegar o pouco que temos e ajudar os hospitais nessa tarefa difícil.

Factos Diários: Com a visita que fez, o que mais lhe comoveu?

M.M: Comoveu-me a sala de internamento infantil. De facto, é uma lástima ver jovens, adolescentes ou ainda crianças vindas das periferias em estado grave a precisar fundamentalmente de fármacos como soro fisiológico, Artemether, e nós, enquanto associação juvenil, vamos levar essa preocupação aos nossos associados e parceiros para virmos dar respostas ao socorro direccionado à aflição da senhora directora.

Factos Diários: Este gesto vai continuar?

M.M: Vamos continuar com estes gestos. Hoje, estamos acudir este ponto e, cada dia que passa, estaremos num ponto diferente para vermos, então, ultrapassada a situação da população no que confere a procura dos serviços médicos e medicamentosos.

Factos Diários: Nós sabemos exatamente que, pelo menos, no mês de Janeiro, tudo indica que realizaram muitas actividades ou continuam a realizar, qual é o segredo?

M.M: Bem, nós continuamos a realizar porque nós temos um líder, que é o presidente João Manuel Gonçalves Lourenço. O presidente reflecte a estratégia. Enquanto liderados, temos que aplica-la. Nós estamos a aplicar estratégia que o líder definiu, o líder entende que todas as políticas sociais devem ser materializada, então, resta-nos apenas uma possibilidade: materializa-las. Nós vamos continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar o presidente de Angola e, também, continuaremos a dar o nosso máximo para servir as comunidades.

Factos Diários: Esses apoios, que estão agora a dar ao João Lourenço, fazem-nos enquanto presidente do partido ou da República?

M.M: Nós somos uma Associação juvenil apartidária, doravante, como frisei ao começar, não apoiaremos todos os actos e acções ou reflexões do Presidente João Lourenço enquanto líder da república, nós estamos aqui para reflectir o país. Mais do que os partidos políticos, vem a pátria, daí que nós vamos envidar os esforços para podermos apoiar o presidente enquanto titular do poder executivo.

Factos Diários: Lançaram pedras de duas instituições, será que a previsão é de dar a continuidade desse projecto? Qual é a vossa previsão?

M.M: A nossa previsão, para este ano, é de construir dez escolas nas comunidades e dois postos médicos. É o mínimo que podemos fazer para apoiar o líder e o titular do poder executivo.

Factos Diários: Já há dinheiro?

M.M: Bem, já existe doações, nós somos uma associação sem fins lucrativos e trabalhamos com doações, então essas doações já existem, apenas nos resta continuar aplicar e cumprir o prazo previsto.

Factos Diários: Estamos a falar de quantos milhões?

M.M: Cada uma dessas escolas, se for para refletir, estamos a falar em torno de 100 milhões de kwanzas, é um valor que fomos arrecadando em função de doações. Nós vamos continuar a trabalhar, buscar apoios e a sensibilidade dos parceiros que têm dado seu braço porque todos unidos vamos apoiar de forma concreta quem nos lidera.

Factos Diários: O número de membros aumentou desde a sua nomeação na liderança do GREJA?

M.M: O número do GREJA, cada dia que passa, cresce por ser uma organização para todos os jovens. Está aberto para os jovens e não há limitações, quem quiser ser do GREJA que venha, o mais importante é estarmos todos unidos e vincados para o mesmo fim para conseguirmos materializar as nossas acções.

Factos Diários: Conta com quantos membros actualmente?

M.M: Nós temos, em cada província, cerca de 5 mil membros. Nós vamos, agora, a partir do dia 05 de Fevereiro, dinamizar o GREJA a nível das demais províncias e dar a mesma força que tem a província de Luanda.

Factos Diários: Cônsul-GREJA, o que vai trazer de concreto para o país?

M.M: O cônsul do GREJA é um órgão superior político, social e estratégico que analisa e reflecte todas as políticas sociais a serem implementadas. Nós instituímos cônsul-GREJA para ajudar, de forma técnica, científica e ainda profissional, o titular do poder executivo. É um órgão composto por jovens pertencentes ao GREJA e não só, onde cada um com seu ponto de vista vai contribuir e tiramos as ideias consolidadas para dar seguimento às nossas acções.

Factos Diários: Essas vossas actividades não estão criando ciúmes às outras organizações juvenis?

M.M: Eu penso que não há necessidades de ter ciúmes. As organizações juvenis devem trabalhar em conjuntas para cumprirem, de forma uníssono, com as suas missões. O que precisamos fazer é contribuir para alcançar os objectivos preconizados pelo titular do poder executivo.

Factos Diários: Enquanto especialista na área da política, como vê a governação do presidente João Lourenço, uma vez que falta simplesmente um ano para a realização das eleições gerais? Será que há essa possibilidade de o presidente ganhar as próximas eleições?

M.M: Certamente, o presidente vai ser reeleito. Sabemos que, até aqui, ele tem feito bom trabalho. Nós temos apoia-lo de forma péssima. Nós precisamos de nos entregar mais para que toda visão que o presidente tem seja aplicado na essência, quando isso acontecer será muito mais fácil. O presidente tem feito a sua parte resta-nos apenas fazer a nossa parte.

1 thought on “Jovem do momento (Mauro Mendes) acredita no 2º mandato de JLO em 2022

  1. Enquanto jovem o líder do Greja ( Grêmio Juvenil de Angola tem vindo a ajuda bastante o executivo na materialização das políticas públicas to feliz que Deus o abençoe são jovens como ele que o país precisa abraçar para juntos fazermos Angola brilha.
    Um dia seremos lembrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »