João Lourenço procede entrega da Presidência da SADC à República do Zimbabwé
O presidente angolano procedeu, há instantes, a entrega da Presidência da Comunidade Para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) ao seu homólogo da República do Zimbabwé.
Por Kamaluvidi Baltazar
O acto foi testemunhado na manhã deste sábado, durante a realização da 44ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, que decorre, neste momento, em Harare, capital do Zimbabwé, que acolhe o evento.
No seu discurso de fim de mandato na Presidência da Organização, João Lourenço destacou soluções dos problemas que a Comunidade vem enfrentando no sector da Saúde, como melhorias no programa que visa combater a malária a nível da região.
Em relação ao conflito militar que se regista no Leste da República Democrática do Congo, o presidente angolano reconheceu que restabelecer definitivamente a paz e segurança na RDC e nos países vizinhos vai continuar a fazer parte da agenda de trabalho da SADC, por meio de negociações entre os Estados.
Importa avançar que na cerimónia de tomada de posse, o novo presidente em exercício da SADC, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, recebeu das mãos do presidente cessante os materiais que simbolizam a justiça e o poder da Organização.
Recorde-se que, a SADC foi criada em 1992, para incentivar as relações comerciais entre seus 14 países membros, actualmente com a sua sede em Gaborene, no Botsuana, totalizando um PIB de cerca de 226 bilhões de dólares e uma população de 210 milhões de pessoas.