João Lourenço orienta a criação de uma comissão de avaliação para transformar a península do Mussulo em área turística
As características naturais, climáticas, históricas e económicas de Angola, posicionam o País numa condição privilegiada face aos restantes países da região no que se refere ao potencial turístico.
Considerando que o turismo tem os atributos necessários para se impor como sector de importância estratégica para a economia angolana, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, mediante Despacho Presidencial publicado hoje, 12 de Junho 2024, determinou a criação de uma Comissão de Avaliação, coordenada pelo Ministro do Turismo, que irá proceder ao estudo, inventariação, cadastramento, bem como propor a criação da Área de Interesse e Potencial Turístico da Península do Mussulo.
A referida Comissão contará com a supervisão de um Grupo de Trabalho encabeçado pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República e integra as seguintes entidades:
a) Ministro do Turismo;
b) Ministra das Finanças;
c) Ministro da Administração do Território;
d) Ministro da Energia e Águas;
e) Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação;
f) Ministro dos Transportes;
g) Ministra do Ambiente;
h) Governador Provincial de Luanda;
i) Secretário do Presidente da Republica para a Reforma do Estado.
A Península do Mussulo, localizada na Província de Luanda, é um cordão litoral e banco de areia, formado pelos sedimentos do Rio Kwanza. Dispõe de praias de areia branca e águas cristalinas, uma zona de eleição muito solicitada para lazer balneário.
Este conjunto de peculiaridades, conferem ao lugar as premissas necessárias para a idealização e desenvolvimento de uma futura estância turística, contribuindo para o potencial turístico do País e alavancar a geração de riqueza e emprego.