João Lourenço constata nível de produção da fazenda Quizenga Lutete
O Presidente da República, João Lourenço, constatou esta quarta-feira, o funcionamento e o nível de produção da fazenda Quizenga Lutete, no município de Cacuso, província de Malanje.
Uma gentileza da ANGOP
…
No local, o Titular do Poder Executivo presenciou o lançamento da sementeira, numa área de dois mil hectares, para a época agrícola 2023/2024, tendo como previsão de colheita de 11 mil toneladas de milho e três mil de soja.
Também na fazenda Quizenga Lutete, João Lourenço esteve no Centro de Captação de Água, visitou os campos de cultivo.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da Gesterra, Carlos Paim, informou que na época agrícola 2022-2023 a fazenda colheu sete mil toneladas de milho e dois mil de soja.
A fazenda Quizenga Lutete é um projecto agrícola do Executivo angolano voltado à produção de milho e soja e formação profissional de jovens produtores.
Orçada em mais de 100 milhões de dólares norte-americanos, a iniciativa visa alavancar o sector agrícola do país, por via da cedência de terras, disponibilização taxada de máquinas, financiamentos e apoio institucional.
A deslocação do Presidente João Lourenço à Quizenga Lutete ocorre numa altura em que a unidade agrícola tem em preparação 840 hectares para 50 dos 150 jovens produtores formados pela Gesterra e assentados na fazenda, onde cada um beneficiou de cinco hectares de terra e um galinheiro.
Criada em 2019, a fazenda começou a produzir em Setembro de 2022 e tem por finalidade contribuir na redução da pobreza no seio das comunidades de Quizenga e não só, através das diferentes linhas de acção, como a geração de emprego e apoio aos agricultores jovens.
A unidade, que ocupa uma extensão de 5 mil hectares, conta com quatro silos com capacidade para nove mil toneladas, uma fábrica de ração com média de produção de 20 toneladas/dia e uma máquina de classificação de sementes.
A unidade de produção possui 190 trabalhadores nacionais e quatro expatriados.
João Lourenço chegou a Malanje hoje para cumprir uma jornada de trabalho de dois dias à região.