JOÃO LOURENÇO CONFIRMA ENVOLVIMENTO DE DINO MATROSS NUMA CAMPANHA DE PROMOÇÃO DE UM CANDIDADO PARA A PRESIDÊNCIA DO PARTIDO E DESMENTE ALINHAMENTO COM HIGINO CARNEIRO

0

O presidente do MPLA, João Lourenço confirmou nesta segunda-feira, 26, em Luanda, o envolvimento do antigo SG do MPLA, Dino Matross, numa campanha de desestabilização interna do partido. Julião Mateus Paulo Dino Matross estaria a contactar militantes e dirigentes para os informar que os mais velhos já decidiram quem será o futuro Presidente do Partido.


Por Euclides Fonseca (Jornalista Freelancer)

Respondendo a uma pergunta de uma militante de um CAP da Província de Luanda, que questionou se eram verdadeiras ou não as denúncias feitas na internet sobre uma campanha de desestabilização interna conduzida por Julião Mateus Paulo Dino Matross, João Lourenço admitiu que recebeu relatos de várias pessoas confirmando isso mesmo. E afirmou que é normal que os militantes se preocupem e levantem preocupações pelo facto de Dino Matross ser um histórico do MPLA e ver o seu nome envolvido nestas situações que deixam a todos preocupados e a querer saber o que se passa de verdade.
Segundo o Presidente João Lourenço, assim que lhe chegaram os primeiros relatos de que Dino Matross andava a tramar e a falar mal da sua pessoa em alguns círculos de Luanda, o convidou para uma conversa a margem de um evento no Centro de Conferências de Belas.

O Presidente, João Lourenço contou que na conversa ocorrida ainda no seu primeiro mandato e testemunhada por duas pessoas da mesma geração do camarada Dino Matross, ele negou tudo e disse que as informações que o associavam a campanhas contra o líder do partido eram falsas.

O Presidente do MPLA revelou que mais recentemente as mesmas informações voltaram a chegar com maior volume e com maior detalhe por via dos indivíduos abordadas por Julião Mateus Paulo Dino Matross.

Nas conversas, o antigo SG do MPLA informava aos seus interlocutores que os mais velhos do Partido já tinham decidido quem seria o candidato a Presidência do MPLA. Embora o Presidente João Lourenço, não tenha revelado quem Dino Matross tem afirmado ser o candidato dos mais velhos do Partido, apuramos que se trata de Fernando da Piedade Dias dos Santos, Nandó.

O líder do Partido maioritário, disse que o número de militantes contactados pelo histórico dirigente do Partido vem crescendo deixou de ser limitada a Luanda e já abrange outras províncias de angola.

No relato detalhado que fez aos responsáveis dos Comités de Acção durante a reunião que estiveram reunidos nesta segunda-feira, 26.08.2024 em Luanda, o líder do MPLA, disse que por causa destes novos relatos, voltou a promover um segundo encontro com Dino Matross, mas desta vez no Palácio Presidencial da Cidade Alta e também testemunhado por dois mais velhos da geração do antigo SG.

João Lourenço detalha que Dino Matross voltou a dizer que as informações que o associavam a actos de desestabilização do Partido eram mais uma vez falsas.
No entanto, o líder do MPLA diz que apesar dos reiterados desmentidos do antigo SG, existem evidências que o apontam como estando a promover acções que minam a coesão interna do Partido no poder em Angola.

João Lourenço considera que não é crime apresentar-se como candidato ou pré-candidato, mas questiona se as candidaturas seriam para que eleições?

O presidente do MPLA, diz que o Partido não convocou eleições nenhumas, pelo facto do actual líder estar dentro do mandato e rematou que não estão previstas eleições internas nem para este ano e muito menos para 2025.

No relato que fez aos militantes, o líder do MPLA questionou: quando Dino Matross afirma: “Nós os mais velhos já decidimos”, gostaria de saber quem são estes mais velhos? E ironizou:

“Eu também sou mais velho. Já tenho 70 anos e não fui consultado. Fui excluído “

O Presidente João Lourenço perguntou aos militantes que tipo de Partido é este que tem órgãos próprios, mas os mais velhos é que decidem?

E acrescentou que assim sendo, não precisa existir Comité Central, nem Congresso e sempre que for necessário fazer transição, o Partido chama os mais velhos e eles decidem e ponto final.

O líder acrescentou que é uma situação lamentável que deverão saber gerir, contudo acredita que os adversários do partido já devem estar a tirar proveito disso.

O Presidente do MPLA também fez revelações em relação ao General Higino Carneiro, a quem disse condenar o facto de estar a dizer nas suas amizades que a sua candidatura é concertada com o Presidente da República.

João Lourenço disse claramente que é uma grande mentira que esteja alinhado e concertado com Higino Carneiro e acrescentou: Ele (Higino Carneiro) sabe o que está a fazer e tem as suas razões, e se acha ser predestinado e vamos lá ver se a profecia vai se concretiza, afirmou o Presidente João Lourenço.

O Presidente do MPLA pediu aos militantes para desmentirem e esclarecerem a todos que não tem nenhum alinhamento com o General Higino Carneiro, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »