João Lourenço coloca em alto nível a diplomacia angolana

0

Sem sombras de dúvidas, o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço será lembrado como um grande diplomata que, fruto das suas estratégias geopolítica, conseguiu de convencer o líder do gigante Estados Unidos da América.


Por Isidro Kangandjo

No dia 13 deste mês, Angola estará na boca da humanidade por conta da visita histórica do Presidente Norte Americano, Joe Biden, que reconheceu ainda este ano de que, em África, não existe o país mais importante senão Angola.Esta abertura que abriu a porta impossível dos Estados Unidos da América é fruto da luta que o Presidente João Lourenço tem efetuado como sendo o principal defensor da paz entre os países da República Democrática do Congo e o Ruanda.

O Presidente do Partido de Renovação Social, Benedito Daniel, apesar de ser um líder do partido na oposição não hesitou em reconhecer os ganhos que Angola tem com a liderança de João Lourenço e reconheceu, por um lado, que a vinda do Presidente dos Estados Unidos da América o país sairá a ganhar em termo de imagem, credibilidade e novos acordos entre os dois países assim como os empresários de dois países irão assinar acordos para o benefício de Angola e dos angolanos.

Angola é uma bola de oportunidades e os Estados Unidos da América poderão aproveitar o máximo as grandes valências que o país desde agricultura, recursos minerais, Petróleo, o corredor do Lobito, o Turismo outras valências.Durante os dois dias de trabalho de Joe Biden em Luanda, diante do seu homólogo João Manuel Gonçalves Lourenço, há esperança de uma redução na inflação da moeda norte americana assim como advocacia de Angola na construção de um continente Africano mais forte para assumir dos desafios do futuro.

Joseph R. Biden, Jr. no dia 30 de Novembro de 2023, reuniu com o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço de Angola, na Casa Branca para abordar as oportunidades para aprofundar o nosso relacionamento, identificar áreas de cooperação futura e discutir desafios regionais e globais.

Juntos, discutiram o significativo investimento económico dos EUA em Angola, nomeadamente através da emblemática Parceria para Infra-estruturas e Investimentos Globais (PGI) do Presidente dos EUA no Corredor do Lobito, com mais de mil milhões de dólares em financiamento dos EUA comprometidos só este ano.

Estes investimentos incluem o apoio a mais de 180 pontes rurais, a modernização da conectividade digital 4G e 5G em todo o país, a introdução do primeiro aplicativo de dinheiro móvel, o fornecimento de 500 megawatts de energia solar à rede nacional, e ainda mil milhão de dólares adicional mobilizado para o maior investimento ferroviário em África na nossa história.

Estes investimentos também contribuirão para o objectivo de Angola de se tornar um exportador líquido de alimentos até 2027 e de reforçar a segurança alimentar regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »