João Baptista Borges e Manuel Homem visitam Sistemas e projetos de distribuição de água em Luanda

0

O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e o Governador da província de Luanda, Manuel Homem, começaram com um programa laboral as 6 horas da manhã, tendo visitado vários projetos em quatro municípios, dos 09 que constitui a província de Luanda.


Por Isidro Kangandjo

A caravana colectiva começou com o seu trabalho no Centro de Distribuição do Bom Jesus, KM 44, município de Icolo e Bengo e, de seguida, tiveram o contacto com o gigante Sistema de Abastecimento de Água do Quilonga Grande que, quando concluir, terá a capacidade de produção de 518.000 metros cúbicos/dia, e terá uma extensão de conduta adutoras de 107 km, para beneficiar cerca de 3 milhões e 500 mil habitantes.

A visita do MINEA e do GPL serviu aferir os níveis de execução e grau de implementação para o cumprimento dos prazos de conclusão dos projectos que visam melhorar o atendimento dos serviços de abastecimento de água a grande escala à população da província de Luanda.

Assim sendo, João Baptista Borges, fará acompanhar-se de uma vasta delegação composta por responsáveis e quadros sénior do MINEA, EPAL, ENDE e contatar os seguintes, empreendimentos:Será ainda avaliado o recinto em construção para a Estação de Tratamento de Água (ETA) e do Centro de Distribuição de Água do Bom Jesus (CD), seguido posteriormente a visita às obras do Centro de Formação no Kikuxi.

No município de Viana, foram constatadas os níveis de operacionalidade da Subestação do Zango, Subestação da Vila Calumbo com uma potência instalada de 40 MVA, nível de tensão AT/MT, 60/15 kv e 60/30 kV, que vai reforçar e melhorar o grau de atendimento do serviço de fornecimento de energia eléctrica, às mais diferentes localidades do distrito do Zango e Calumbo.

Ministro João Baptista Borges fala dos trabalhos que o Ministério está efectuar para reduzir a procura de água em Luanda

👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇

Na Vila Flor, a caravana conjunta visitou as obras da Subestação de Vila Flor, com uma potência instalada de 40 MVA, nível de Tensão 60/15 kV.O outro Gigante projecto visitado pelo Ministério da Energia e Águas e o Governo de Luanda foi o Sistema de Abastecimento de Água do Bita, localizado no Município do Belas, Distrito Urbano do Kilamba, um projecto que visa a produção nominal de 259. 200 metros cúbicos/dia, um armazenamento de 100 mil metros cúbicos e a sua conclusão irá reforçar os distritos do Benfica e Camama.

Governador de Luanda fala do combate ao vandalismo dos bens públicos e entende por um lado que o combate ao Garimpo de água exige mais ligações de águas à população.

👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇

De acordo com o Ministro da Energia e Águas, o projecto Bita terá uma extensão de condutas adutoras de 65 km, sendo que a Extensão da Rede de Distribuição é de 3.700 km e as Ligações Domiciliares é de 170.000 que contará com um suporte dos Centros de Distribuição nas zonas do Bita, Cabolombo, Ramiros e Morro dos Veados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »