“Irregularidade das obras do PIIM serão apresentadas à governadora de Luanda” garante Nelson Funete

Agenda de constatação das obras do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em Luanda, lançado em Dezembro do ano passado, sob responsabilidade do Segundo Secretário dos Camaradas em Luanda, Nelson Lopes Funete, encerrou ontem, 21, no município mais populosos de Luanda, Viana. O político faz um balanço positivo no que tange o nível de empregabilidade e das vantagens das obras na comunidade, porém, não escondeu a insatisfação.


Por Isidro Kangandjo

Dos 22 projectos contemplados no município de Viana, o político constatou o ponto de situação de seis, nomeadamente construção de cinco escolas e um centro de saúde de referência do Kicuxi. Acompanhado de uma Comissão de membros do Comité Provincial do MPLA, Nelson Funete trabalhou nos distritos urbanos de Viana, Kikuxi, Zango, Vila Flor e Estalagem.

O Factos Diários pelo menos cobriu 07, dos 09 municípios que constitui a província de Luanda. Por onde passou o adjunto de Joana Lina, a interação com os funcionários e responsáveis das obras eram constantes e, através da sua equipa técnica, tiveram sempre a coragem de corrigir as irregularidades das obras. Para a equipa dos camaradas em Luanda, o objectivo era constar a qualidade dos materiais, orçamento e o avanço das obras uma vez que o prazo dos projectos do PIIM expiram este ano.

“Termina hoje a visita dos nove municípios da província de Luanda, para constar os projectos do PIIM uma iniciativa do Camarada Presidente João Lourenço, encontramos muitos avanços, mas também encontramos muitos constrangimentos que no fórum próprio vamos sentar, elaborar num plano único e remeter ao provincial de Luanda”.

Das 06 obras constatadas no município de Viana, três delas pertencem à empresa ASCON prestação de serviços consultoria e engenharia LDA e fiscalizado pela empresa SINTEC. Nelson Funete reconheceu que a situação foi constatada nos vários municípios, porém, promete ouvir órgãos competentes para serem analisadas em fórum próprio.


No final do encontro, o Administrador Municipal de Viana, Fernando Eduardo Manuel, deu explicações relativas ao “Dossier do PIIM” no município. O número um de Viana, avançou, por exemplo, que a Estrada da Suave aguarda apenas a autorização financeira para o arranque das obras, estando os procedimentos contratuais com empreiteiro concluído. “Sempre defendemos que para se chegar em Cacuaco não podemos depender apenas da via espress ou passando pelo Cazenga, precisamos resolver a estrada da Suave para facilitar a comunicação com outros municípios”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »