Instituto Técnico São Salvador de Nazaré lança mais de 200 quadros no mercado de trabalho
O Instituto Técnico de Saúde São Salvador de Nazaré vai lançar, até esta sexta-feira, no mercado de trabalho, mais de duzentos técnicos nos diversos ramos da saúde, nomeadamente, nas áreas de Enfermagem, Análises Clínicas e Farmácia. As defesas do trabalho do fim do curso, vulgo ´´provas de aptidão profissional´ ´arrancaram hoje, 15, e terminam amanhã, 16, que decorrem no auditório de um instituto privado de saúde, no município do Cazenga.
Por Kamaluvid Baltazar
O Diretor geral desta instituição, Mendes Bengui, avançou à Imprensa que os laboratórios construídos com fundos da direção do instituto que segundo o mesmo não recebem qualquer apoio do Estado, apresentam as condições laboratoriais, de acordo as recomendações baixadas pelas as autoridades sanitárias do país.
Com relação ao encerramento de algumas instituições privadas que lecionam matérias ligadas à saúde devido a falta de legalização e condições para o efeito, este responsável diz estar a favor da medida tomada pelo o Executivo, por entender que a saúde é um ramo do saber que exige maior responsabilidade, para que se evite uma taxa de mortalidade elevada em Angola.
Silvano Zua, um dos finalistas, apesar das múltiplas dificuldades que muitos dos seus colegas enfrentaram ao longo do seu percurso académico, manifestou ao Factos Diários o sentimento de felicidade por ter dado mais um passo significativo na concretização de um dos seus maiores sonhos.
Já a estudante Gracieth Mateus, também uma das finalistas do curso médio de saúde na especialidade de Análises Clínicas, revelou sentir-se satisfeita. Gracieth Mateus contou-nos que durante a formação, os professores souberam transmite com zelo o conhecimento, e garantiu que está preparada para enfrentar os próximos desafios.