HUAMBO: Presidente do MOVANGOLA pede o envolvimento de todos no resgate dos valores morais e cívicos

No âmbito de tornar uma sociedade mais saudável e resgatar os valores morais e cívico, preservação do património e respeito aos órgãos de soberania, o Presidente do Movimento de Apoio Solidário de Angola, Dr. António Alcino Sawanga, pediu hoje, 10, na província do Huambo, município da Caála, o envolvimento de todos para a concretização desses objectivos.


Por Isidro Kangandjo

Sawanga, disse aos presentes da sala do Instituto Politécnico da Caála que o país precisa de parceiros sociais credíveis para continuar a auxiliar o Governo Angolano na promoção de acções do género que visam a mudança de atitudes e comportamentos anti-sociais e até criminosas. O dirigente, avança ainda que as crianças devem receber o ensinamento para a necessidade de honrar a pátria angolana, os pais bem como o respeito pelos mais velhos.

“Presidente da República de Angola tem vindo a apelar para a necessidade da moralização da sociedade, combate à corrupção, nepotismo e a impunidade, por isso, todos nós, enquanto cidadão de bem, cada um a seu nível, devemos apoiar sem reservas o líder da nação para juntos melhorarmos “o que está bem e corrigir o que está mal”, para um futuro melhor.

Presidente do MOVANGOLA, reconhece o empenho que tem sido desenvolvido pelo Governo da Província do Huambo, sob comando da Dr.ª. Lotti Nolika, porém, pede que se crie reforço na educação moral e cívica no sector da educação, para o redireccionamento de resgate de valores criando parcerias com as escolas missionárias, associações e instituições religiosas credíveis no nosso país.

Director do Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos, Dr. Francisco de Castro Maria, convidado a desenvolver o tema: “O papel da sociedade no resgate dos valores morais e cívicos, preservação do património e respeito aos órgãos de soberania”, entende que uma sociedade desestruturada e desqualificada, pouco ou nada ajuda para um país que precisa crescer e viver de forma tranquila, pelo contrário, se torna um perigo para a própria sociedade.

“há muitos que têm uma instrução e qualificação académica, mas não reúnem valores e princípios fundamentais”. A entidade máxima da religião em Angola, pediu às autoridades tradicionais, entidades do governo do Huambo, entidades regiosas e órgãos de defesa e segurança no sentido de continuar a sensibilizar os cidadãos na preservação dos patrimónios, meios de transportes públicos e infra-estruturas como centralidades, escolas, hospitais, jardins e não só.

De lembrar que esta actividade faz parte do programa estratégico do MOVANGOLA 2021-2022 que visa revitalizar o exercício da cidadania participativa através do tema acima referido. Participaram no encontro todos os representantes provinciais, membros de Direção do MOVANGOLA, Vice-governador para político e social da Provincia do Huambo, Administrador Municipal da Caála, autoridades tradicionais e regisosas assim como os órgãos de defesa e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »