Homenagem irónica à LOTY NOLIKA Governadora Provincial do Huambo
Loty Nolika, é natural da provincia do huambo, uma senhora com muita coragem, há anos, que Loty Nolika vem dividindo a população da província sub sua responsabilidade, fruto da sua desgovernação separatista.
Desde que Loty Nolika assumiu o leme da província do huambo, a tripulação só vive de lamentos, como: falta de atenção ao povo huambense, sobre as questões sociais, falta de ação na resolução dos problemas ligados aos jovens por parte da governante. Falta de ação por parte de Loty Nolika, no que toca, a preservação dos hábitos e valores culturais, entre outros.
Loty Nolika, no seu canato, abandonou os municípios, ou seja, os 11 municípios que compõem a província do huambo, não registam crescimento de cidades, mesmo estes, recebendo cabimentações orçamentais exacerbadas todos os meses, em todos os setores.
Loty Nolika, dividiu a juventude do huambo, denominando-as: como; os jovens alinhados, e os jovens não alinhados.
Os jovens alinhados, são aqueles que pertencem a JMPLA e consequentemente ao CPJ-HBO, estes, que segundo a preferência de Loty Nolika, são os jovens que merecem e tem sido os jovens eletivos a todos os programas virados a juventude. Os jovens alinhados de Loty Nolika, são os únicos que têm direito de receber os créditos, financiamento virado aos jovens, os jovens alinhados, são os únicos que recebem por direito, as casas das celebridades e terrenos para a auto construção dirigida. Os jovens alinhados, são os únicos que tem direito a opinião nos encontros de recolhas de Contributos ou opiniões públicas, tudo porque, estes jovens, limitam-se em bajular a camarada em questão, aceitam e fazem tudo que a chefe manda, ainda que ela, mande perigar, a vida do povo, com as suas políticas inférteis de exclusão a maioria.
Em contrapartida, Loty Nolika, trata os jovens classificados por ela como não alinhados, como revus, intiados, marginais, loucos e vários outros estereótipos, tudo porque, estes jovens que estão fora da ilha que Loty Nolika criou na província do Huambo, têm tido, a coragem de escrutinarem, a ela e seus sequazes enquanto governantes. Os jovens não alinhados, também têm sido alvo de perseguições e invasões de privacidade, tudo porque, estes, ao contrário dos jovens alinhados, têm feito trabalhos de fiscalização da gestão da coisa pública e chamado a responsabilidade a quem governa, para que cumpra com as obrigações a qual se comprometeu em quanto titular de uma pasta de relevante importância na província.
A província do huambo, foi confiada a Loty Nolika pelo presidente João Lourenço, porque Loty Nolika, é natural do Huambo, João Lourenço, pensou que por ela ser local, talvez teria o afeto do povo, e Loty Nolika, talvez seria mais responsável em relação a Kussumua e Joana Lina , que as antecederam como governantes na província do Huambo. Infelizmente, e para o azar do povo huambense, aquela que o povo pensava que os problemas, resolveria, só está a piorar, dia pós-dia, tal igual o seu chefe JLO com o país. Até parece que Loty Nolika, não tem acessór, nem conselheiros! Loty, não se preocupa com o aumento desordenado do índice de prostituição na província,
Loty, não se preocupa com a fraca ação do gabinete de ação social, até parece que é missão dela, fazer com que as miúdas na casa dos 15 anos em diante, continuem a se prostituir, a fraca intervenção da governadora neste problema, leva o povo a pensar, que a Governadora é uma “
cafetona “. A digníssima governadora Loty Nolika, não se preocupa com o índice crescente dos meninos de rua, vulgo; PEDINTES! A governadora, não se preocupa com o mau estado das vias na província, não se preocupa com o saneamento básico, não se preocupa com os gatunos que estão ao seu redor; os administradores e suas corjas, o modo como ela lida com isso, leva o povo a pensar, que Loty Nolika, não é uma santa no meio de tanta roubalheira. Na vigência de Loty Nolika, a província do huambo, perdeu um percentual significativo, de jovens académicos, e com isso, a província perde ainda mais pontos, na luta da reconquista do título de cidade acadêmica.
Graças a governadora Loty Nolika, o PIIM, passou a ser a principal fonte de roubo e enriquecimento dos administradores municipais.
Graças a governadora Loty Nolika, as obras do PIIM, vão durar menos tempo em relação às obras que o colono deixou.
Graças a governadora Loty Nolika, os estrangeiros, como; chineses, libaneses, eritreus, muçulmanos, e outros, o índice de prostituição de menores de 18 anos, aumentou exponencialmente na província do Huambo.
Graças a governadora Loty Nolika, os hospitais públicos não têm condições para atender com rigor os doentes 😷, os postos médicos, centros Hospitalares, municipais e até mesmo o geral, não têm medicamentos suficientes e outros materiais de primeira necessidades. Graças a governadora Loty Nolika,
temos poucas escolas na província fruto disso, um número significativo de crianças, está fora do sistema de ensino. Graças a letargia da governadora Loty Nolika,
a província do huambo, vai de mal a pior, fruto da sua incapacidade de governar, também, a culpa não é apenas da digníssima governadora, afinal, ela já tivera admitido perante ao seu chefe JLO, em cadeia pública, que tem sérios problemas, com maior realce, as questões de matemática, e com a bandeira que deu na atividade passada do Bispo, onde ela mostrou, que além dos números, também tem fortes problemas de leitura e interpretação, o que claramente, mostra que com a Dra. LOTY NOLIKA,
a província do huambo, nunca, e jamais irá avançar, do ponto de vista de desenvolvimento sustentável, porque, alguém que nada sabe, nada tem para executar e ensinar. Está, é a minha singela homenagem, a tia Loty Nolika,
que para o partido, tudo e mais alguma coisa faz, mas para a província, infelizmente, nada faz.
Contudo, não estou a dizer que LOTY NOLIKA, seja propriamente insensível, mas, o facto, é que a Governadora do huambo, não sente amor pelo povo huambense.
Por: Nolan, ativista cívico-social.
Att. está, é a primeira das várias homenagens que faremos, quer seja; para a governadora, e os seus sequazes.