“Holden Roberto é o ícone da revolução angolana e da independência de Angola”

A afirmação é do político da FNLA e docente universitário, Fernando Pedro Gomes quando falava numa palestra realizada no Sábado, 15, por convite da JFNLA, no âmbito das comemorações do aniversário do fundador da FNLA morto de doença no dia 02 de Agosto de 2007.


Por Afonso Eduardo

Falando ao Factos Diários, Fernando Pedro Gomes entende que Álvaro Holden Roberto não teve concorrentes à altura entre os três movimentos recém-nascidos e, esclareceu que o MPLA chegou no processo da luta pela libertação de Angola dois anos depois da UPA. “o MPLA só inicia a sua armada em Angola em 1963, nas mãos do Comandante Lima, primeiro comandante do EPLA”, disse.

Segundo o académico, antes do início da guerra de libertação de Angola e dos países de língua oficial portuguesa, isto é na década de 50, Kinshasa, Ghana, Tunísia, EUA, especialmente nas Nações Unidas, tornaram-se o centro da diplomacia angolana, onde Álvaro Horden Roberto aparece como sendo o único angolano que se tornou o defensor dos angolanos exigindo a liberdade e terra.

De lembrar que fundador da FNLA nasceu no dia 12 de Janeiro de 1923 e, faleceu no dia 02 de Agosto de 2007. Apesar de ser o fundador do partido histórico, nenhum comité da FNLA possui o seu nome.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »