Hasteada a bandeira da República do Estado Lundês

O Presidente do Manifesto Jurídico e Sociológico do Povo Lundês, Jota Filipe Malakito, anunciou na manhã deste domingo, que foi hasteada a bandeira da República do Estado Lundês, um trabalho que começou ontem e terminou nessa manhã.
Por redação do Factos Diários
…
A bandeira colocada, foi criada pelos Portugueses em 1955, em Portugal, as autoridades reconheceram que a bandeira é das Lundas. “A violência não interessa, a bandeira é nossa e está no nosso território, tanto que consta na primeira série da república portuguesa 144/1955.

Jota Malakito confirmou por um lado que todas as actividades que estão ser feito pelos membros do Manifesto Jurídico e Sociológico do Povo Lundês é do conhecimento do Presidente angolano João Lourenço, e questiona agressão praticado pelos efectivos da Polícia Nacional e outros órgãos de segurança.
Malakito revelou igualmente que na província do Moxico foram registados seis feridos, na Lunda Norte as autoridades destruíram casas e, em todo o território foram registados mais de 60 raptos colocados em lugares incertos.

“Como sabem que o Tribunal não tem o que fazer por uma questão legal, as forças de segurança já não levam à cadeia mas sim em lugares incertos. Pedimos ao governo angolano que cumpre com o que está escrito uma vez que Portugal confirmou da nossa existência e a nossa causa”, disse.

Para além de outros lugares, as mesmas foram hasteadas na Capital da Lunda Tchokwe que é Saurimo, Lago dilolo-Luacano no Conselho do Estado-Luau.