“Governo Provincial de Luanda é culpado da situação actual da Saúde em Luanda, particularmente do Hospital Geral de Luanda”

0

O Presidente do Sindicato dos médicos em Angola Adriano Manuel, atribui a culpa ao governador provincial de Luanda, Manuel Homem, de ser o culpado do estado de coma da Saúde em Luanda, particularmente do Hospital Geral de Luanda.


Por redação do Factos Diários

O líder sindical dos homens de picas e de outras intervenções médicas realçou que Manuel Homem antes de Governador foi Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, durante o seu consulado, acusa o sindicalista foi um dos elementos que inviabilizou  os órgãos Públicos, informações verdadeiras, justas, relacionadas com a saúde, principalmente, aquelas em que evidenciavam o péssimo trabalho do Governo, em detrimento de propaganda Política.

“Quantas vezes os médicos e enfermeiros reclamaram da falta de medicamentos, material de laboratórios e recursos humanos? Quantas? Quantas pessoas faleceram nos nossos hospitais por carência de quase tudo? Qual foi o papel da comunicação social pública no tempo em que  o actual Governador Provincial de Luanda foi Ministro? Preferiram fazer propaganda dos números de hospitais que o Governo construiu. Não me recordo em  momento nenhum os órgãos públicos de comunicação social avaliar de forma crítica as vantagens ou desvantagens da construção das mesmas”, disse.

Adriano Manuel conta que Manuel Homem, como governador provincial, só está a ser vítima de suas atuações enquanto Ministro e acusa o Representante de João Lourenço em Luanda de ser um péssimo servidor público.

“Ele não deixa de ser culpado das mortes nos hospitais de Luanda, pois se a comunicação social pública informassem com verdade, provavelmente os decisores políticos observariam a situação da  saúde de outra maneira”, disse.

DISCURSO BRUTO DE ADRIANO MANUEL

Não é nomeando ou exonerando directores que vamos melhorar a saúde em Luanda. Todos      nós sabemos qual é a situação da saúde em Angola particularmente Luanda.

Falta de recursos humanos em todas as áreas, desde médicos, enfermeiros, técnicos de laboratórios, maqueiros, motoristas, entre outros materiais gastáveis, reagentes, medicamentos, saneamento básico, partidarização das instituições hospitalares, sem ter em               conta competência, bem como um projeto devidamente estruturado na perspetiva da melhoria do sistema de saúde primária e entre outros.

O Hospital Geral de Luanda carece de quase tudo. Tem excelentes profissionais, bons cirurgiões, bons ortopedistas, bons ginecologistas, bons Internistas,  bons pediatras e bons enfermeiros.

O que se passa é que no Hospital Geral falta quase tudo, deste o fio de sutura, luvas, medicamentos e até de recursos humanos.

Temos pacientes com acidente vascular cerebral que são transportados por táxis e transportes próprios para os hospitais públicos, como foi o caso da paciente que despoletou o  inquérito aos profissionais de saúde desta unidade sanitária.

Esta paciente segundo a equipe que esteve de banco, chegou em coma, com níveis tensionais              elevados, com hemiplegia(ausência de força muscular), transferida de um hospital público, levada pelos familiares por ausência de ambulância na referida unidade.

Por que não começou o inquérito na aquela referida unidade? Respondo:

Se o fizesse saberia que houve falta de atenção primaria nesta paciente, provavelmente por falta de profissionais, falta de medicamentos, inclusive o mecanismo de transporte desta paciente até ao hospital geral….(tudo isto diminuindo a esperança de vida desta pobre senhora)

Quantas mortes acontecem com a mesma natureza, sem que surge um vídeo que se torne  viral, a motivar o Governador a exonerar com tamanha vaidade as direções dos hospitais.

Precisa o senhor Governador de mais vídeo para melhorar a saúde na província?

Se sim: vamos motivar a população a filmar o sistema nacional de saúde em Luanda, pois ,   dessa forma, o senhor Governador vai melhorar a saúde na província.

De quem é a culpa afinal? Dos médicos ou de quem não criou condições de trabalho?

Quem não disponibiliza ambulância nos hospitais de Luanda? Quem não coloca os quadros da saúde nos hospitais? De quem é a responsabilidade de disponibilizar medicamentos, materiais     gastáveis nos hospitais? É o Governo Provincial. E quem é o Governador? Manuel Homem.

Então de quem é a culpa da morte desta paciente?

Autor: Dr. Adriano Manuel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »