Governador de Luanda reconhece esforços do MINEA na distribuição da energia e esperançoso nos novos projectos de distribuição de água
O Governador da Província da província de Luanda, Manuel Homem, reconheceu hoje, durante a sua intervenção no XIII Conselho Consultivo o esforço do Ministério da Energia e Águas na distribuição da energia e esperançoso nos novos projectos de distribuição de água em toda província.
“Com base nos dados em nossa posse, Luanda resista a uma média de 70% de cobertura de serviços de energia elétrica, o que reflete uma notável satisfação dos cidadãos e das empresas pelo que felicitamos o setor para os resultados alcançados neste sentido, na nossa província, todavia, registamos ainda a necessidade de melhoria e expansão da rede de distribuição sobretudo na periferia-urbana e no meio rural ao nível da província de Luanda, por isso, estamos esperançosos na conclusão de projetos de eletrificação em curso como os de Mussulo, Cabo Ledo entre outros que certamente darão uma maior cobertura de ligações domiciliárias ao nível da província de luanda. Projetos também como as ligações domiciliárias da Funda no lote um, com mais de 20 mil ligações previstas, vão certamente trazer uma melhor qualidade de vida às nossas populações”, disse.
O Governador apresentou ao Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que o serviço de abastecimento de água representa um dos maiores desafios da província de Luanda por razões de crescimento demográfico exponencial elevado, na maior parte desordenada.
O Governador do menino de olhos do país avançou que os dados em sua posse indicam que a cobertura do acesso à água ainda está muito distante da necessidade, menos de 35% dos utentes em Luanda têm acesso a água potável o que faz com que 65% ainda aguardam a conclusão de outros projectos.
Homem, encoraja o Ministro Borges os esforços que o setor está a fazer tendentes a inversão deste quadro com a execução de projetos como da operacionalização do centro de distribuição da UGP, que irá permitir o abastecimento de água potável há mais de 33 mil famílias.
“Nos bairros circundantes ao Morro Bento, até ao final deste ano, conforme constatamos na recente visita que efetuámos, será concluída. O governo provincial de Luanda, quer, por isso, encorajar também às ações em curso na implementação do projeto pró águas visando, entre outras, a reabilitação de condutas e ramais que apresentam rupturas frequentes na cidade de Luanda”, rematou.